Comidas Típicas: Cuiabá | Blog Cidades do meu Brasil

comidas-tipicas-cuiaba-blog-cidades-do-meu-brasil

Pouca gente sabe, mas no século XIX, Cuiabá passava por apertos financeiros que causavam a baixa na média populacional da cidade. No entanto, desde o início do século XX, a capital mato-grossense apresentou um forte crescimento populacional chegando acima da média nacional, com isso, as melhorias ocorreram até chegar aos dias atuais. A cidade é conhecida como a Capital Verde, mostrando que há inúmeras opções de lazer, como os Museus De História e Pedras Ramis Bucair. Sendo assim: a culinária de Cuiabá não fica pra traz com tanto crescimento, tendo um cardápio requintado e saboroso.

Finalizando nossa série Comidas Típicas, estamos na região do centro-oeste, especificamente Cuiabá, para degustar os atrativos gastronômicos que a cidade tem a noss oferecer.
Como de costume, nossos leitores foram preciosos na escolha do cardápio a ser representado. As três comidas que de sentir o cheiro lembra a cultura mato-grossense foram: O Arroz com Pequi, a Farofa com Banana e o Pintado (peixe).

.

O arroz de pequi tipicamente da região mato-grossense e goiana, faz o maior sucesso entre os conterrâneos e claro que na capital Cuiabá, não é diferente. Nos bares, restaurantes e lares, o Arroz com Pequi é servido, sem data marcada, sem dia específico, o que manda é a vontade de comer a iguaria.

Como surgiu?

Pegue um Pequi e misture com o arroz. Basicamente é isso. A fruta que é nativa do Brasil, marca o paladar por ter um sabor único e que mais agrada do que desagrada. O prato surgiu nos arredores do Pantanal, por isso explica o sucesso dele na região.

O que é importante saber?

O Arroz com Pequi é a prova que a gastronomia do centro-oeste tem muitas singularidades com a do sudeste, basicamente o que se come na região, se come em São Paulo, guardada as devidas proporções. Mas saiba que o Arroz com Pequi também é conhecido em Sampa também.

.

Corte 4 bananas em rodelas, junte elas com 200g de mandioca e coloque na panelas duas colheres de sopa de margarina, o resto é com você, mas a essência da Farofa com Banana são esses três ingredientes que conseqüentemente faz você gostar ainda mais de Cuiabá.

Como Surgiu?

Não tem uma data específica do surgimento do prato, que hoje representa a cultura cuiabana, porém, desde sempre o costume de comer a Farofa com Banana foi freqüente, além de ser uma iguaria regional, faz muito sucesso no Pantanal.

O que é importante saber?

Se quiser experimentar a Farofa com Banana de raiz, perto do Museu do Rio, fica o Regionalismo, um restaurante que já se entrega pelo nome. Além de oferecer comidas regionais, o preparo da Farofa com Banana é uma delicia que só.

Farofa com Banana

.

Seja o Pintado que escolher: à parmegiana, na mão ou grelhado com manteiga e urucum, todos são saborosos da mesma forma. Pintado, um dos peixes que fazem mais sucesso nos locais da cidade. A meninada adora.

Como surgiu?

O Pintado, um peixe totalmente tradicional na cultura cuiabana, onde pode ser encontrado em nas bocas de canais dos rios e corichos. O peixe prefere rios onde o fundo é arenoso.
O bom do peixe que ele pode ser pescado durante muitos dias do ano, quase o ano inteiro, exceto nos dias com mais frio.

O que é importante saber?

Cuiabá é uma cidade onde existe o hábito de se comer peixe, há na gastronomia local uma variação impressionante do alimento. De segunda a segunda, sempre há opção no cardápio dos restaurantes da cidade.

Pintado à Parmegiana

.

E fechamos a série Comidas Típicas com pratos bem brasileiros.
Cuiabá convive com o que é símbolo no Brasil, a natureza virgem.
Conhecer Cuiabá deveria estar nos planos de qualquer brasileiro que queira ter o contato essa natureza e também com um povo hospitaleiro e gentil.
É possível encontrar hotéis e passagens aéreas em promoção para Cuiabá com facilidade no site da Decolar.
Sempre anunciamos nas mídias sociais nossas promoções, conheça a página do Decolar no Facebook.

.

Acesse e conheça a série Comidas Típicas do Blog Decolar!

Veja Também:

Deixe seu comentário