em ,

Comidas Típicas: Campo Grande | Blog Cidades do meu Brasil

Publicidade

Em meio a vasta área verde encontrada na cidade morena, conhecida assim por turistas e moradores, Campo Grande mostra um Brasil pouco aproveitado e com uma paisagem que encanta a todos. Localizada no centro-oeste do país, a capital do Mato Grosso do Sul, é um dos recantos brasileiros que mais tem relações com a cultura indígena, sendo assim, não é de estranhar que a forte ligação rendeu uma forte influência na gastronomia do estado.

Seguindo a nossa nona parte da série Comidas Típicas, chegamos a Campo Grande para vasculhar o cardápio local e encontrar os três pratos que identifiquem sua cultura. Dessa maneira, os escolhidos foram: Carne de Jacaré, Sopa Paraguaia e Caribéu.

Comer Carne de Jacaré é uma regalia na cidade sul mato-grossense, que se tornou sagrada ao passar dos anos. Mania na região, de segunda ou domingo, agrada meninos e meninas, pais e mães, ninguém resiste à mordida.

Como surgiu?

Não existe a data específica de quando o jacaré começou a ser comercializado no Brasil, no entanto a Carne de Jacaré é muito apreciada há algum tempo nas regiões norte e Centro-Oeste do país. No sudeste e sul, ainda é considerada uma carne exótica, apesar de ser encontrada em São Paulo, no Mercado Municipal da Cidade.

O que é importante saber?

Aposto que você acha a iguaria exótica , deve estar se perguntando como as pessoas conseguem comer essa carne, porém, pasme, a Carne de Jacaré é um alimento rico em proteínas e bastante saudável, além de ser uma carne sensível e conter pouca gordura, quando comparada as outras.

Carne de Jacaré

Carne de Jacaré

Depois de experimentar a Carne de Jacaré, chegou a vez de cortar um pedaço da Sopa Paraguaia. Não se engane você leu certo, cortar a sopa. Apesar de ter esse nome que remete a uma canjica, se trata de um bolo de milho salgado.

Como surgiu?

A origem dessa iguaria típica do estado surgiu durante a guerra travada entre Brasil e Paraguai (1864- 1870) e foi inventada pelos índios da fronteira paraguaia e sul mato-grossense. Usado quando os soldados brasileiros precisavam levar um alimento consistente e que não estragasse durante a função da disputa.

O que é importante saber?

Até agora, os alimentos de Campo Grande possuem um nome exótico, porém o que eles têm em comum é que ambos são nutritivos e saudáveis. Como qualquer outro alimento, a sopa paraguaia tem muitas variações, seja aqui ou no Paraguai.

Publicidade

Sopa Paraguaia

Sopa Paraguaia

Para fechar a alimentação saúdavel, o Caribéu, um guizado de carne de sol com mandioca, também é muito nutritiva e acompanha a rotina do sul mato-grossense desde sempre.

Como surgiu?

O alimento é típico do pantanal e acredita que sua origem ocorreu lá. O Pantanal é um bioma situada no sul do Mato Grosso e no Noroeste do Mato Grosso do Sul, além de englobar o norte do Paraguai e o Leste da Bolívia.

O que é importante saber?

O Caribéu é um alimento que não é só típico de Campo Grande, mas também em todo o Mato Grosso do sul.

Um detalhe importante na prepação do Caribéu é que a carne seca deve ser coberta com água por 24 horas, trocando a água duas ou três vezes nesse período.

Caribéu

Caribéu

.

Toda essa excentricidade de Campo Grande tem que ser vivida lá!
O estado reúne o que tem de mais belo na natureza brasileira.
Viajar para Campo Grande ficou mais fácil depois que Gol começou a lançar eventualmente passagens aéreas em promoção para a capital do Mato Grosso do Sul.

Fique atento ao Blog Cidades do meu Brasil. Sempre divulgaremos em primeira mão as melhores promoções de passagens aéreas.

Publicidade

Deixe uma resposta

Viaje pelo mar: as vantagens de fazer um cruzeiro

11 pontos turísticos do Rio de Janeiro que fogem do roteiro tradicional

11 pontos turísticos do Rio de Janeiro que fogem do roteiro tradicional