em ,

Comidas Típicas: Aracaju – Blog Cidades do meu Brasil

A capital sergipana se orgulha em ser a maior cidade do nordeste. Calma! Não estamos falando em kilometros, mas em termos de » Leer más.

A capital sergipana se orgulha em ser a maior cidade do nordeste. Calma! Não estamos falando em quilômetros, mas em termos de estrutura. Aracaju é considerada a cidade do nordeste de maior infraestrutura para seus moradores e também para seus turistas. Também, não é por menos, Sem dúvidas estar em Aracaju é estar no paraíso! Impossível não se encantar com a praia de Aruana e os 4 quilômetros de extensão da Orla de Atalaia.

E todo paraíso que se preza, precisa ter uma excelente gastronomia, Aracaju, não fica pra trás nesse requisito, sua culinária é requintada e saborosa.
Seguindo a sétima parte da nossa série Comidas Típicas, embarcamos em Aracaju para desvendar os pratos que identificam o paraíso local. Com a ajuda dos leitores, decidimos os que são a cara da cidade.

Os escolhidos foram o Caranguejo, Carne de Sol e Surubim na Brasa.

Caranguejo

(Foto: Lízia Martins)

O Caranguejo é o principal aperitivo da cidade, difícil é encontrar algum sergipano que não goste do prato. A cada chegada de temporada, o turismo aumenta e consequentemente o consumo do alimento também.

Como surgiu?

Os caranguejos são crustáceos, caracterizados por terem o corpo totalmente protegido por uma carapaça (peça relativamente rígida que cobre total ou parcialmente o corpo).

Encontrados nas praias sergipanas, o caranguejo é o prato mais tradicional da cidade. Prova disso é a Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia, onde turistas e moradores se reúnem para saborear o prato.

O que é importante saber?

Para quem nunca teve a oportunidade de experimentar a iguaria sergipana, o importante é ter paciência, comê-la requer prática. Se o garçom aparecer com uma pranchinha de mármore, tigelas e martelinhos de madeira, não estranhe a complexidade, o importante e garantir o seu babador, já que sem ele, a possibilidade de sair com sua roupa suja são grandes.

Carne de Sol

A suculenta Carne de Sol sergipana, que sempre é recomendada acompanhada de uma macaxeira, também é um dos principais atrativos gastronômicos, se tiver bem torradinha, melhor ainda.

Como surgiu?

Quem diria que a carne de sol, conhecida também como a carne do sertão é um método que surgiu na pré-história. Mas no nordeste que ela se popularizou, ou seja, a população local conservava alimentos de origem do animal, salgando e secando ao sol, em geral, sempre peças de carne bovina. Por essa razão que o nome do alimento ganhou esse nome.

O que é importante saber?

Apesar de ter esse nome, a carne de sol, não é mais exposta no sol, e sim, em locais cobertos e bem ventilados, permitindo uma secagem gradual e controlada. Por isso, o seu antigo apelido, como era chamada carne de vento, condiz mais com a sua atual preparação.

Surubim na Brasa

.O Surubim na Brasa é um dos principais pratos de Aracaju. Se for aproveitado ao lado de um belo arroz, fica melhor ainda. O prato é obrigatório no cardápio de qualquer restaurante da cidade.

Como surgiu?

O Surubim é um peixe um tanto arisco e discreto, por conta de nem sempre atacar sua presa com vigor. Para pescá-lo é preciso conhecer seus hábitos e particularidades, que variam de acordo com as regiões que habita. E nas proximidades de Aracaju, não é diferente, no Rio Sergipe que banha Aracaju, os pescadores há tempos tem o hábito de pescar o Surubim.

O que é importante saber?

O Surubim é aquele tipo de alimento que passa as fronteiras de um local específico para se tornar nacional. Além de sergipano, o prato também é bastante consumido na culinária mineira. Em Aracaju a dica para degustar a iguaria é nos tradicionais restaurantes O Miguel, Cariri e Armazém Bacco.

 

Aracaju é uma cidade linda e além dos deliciosos pratos típicos, as praias e a cidade oferecem opções para todos os gostos.
Com a baixa temporada fica mais fácil encontrar passagens aéreas para Aracaju com ótimos preços.

Imperdível! Acompanhe essa texto enviado pelo Val, ensinando preparar a Carne de Sol, na sua própria casa!

Deixe uma resposta