Carnaval do Sul – As cidades mais agitadas

Quem acompanha o nosso blog, viu que falamos sobre as cidades mais agitada do Carnaval do Nordeste e do Carnaval do Sudeste. Chegou a vez de falarmos sobre uma região que nem sempre está no roteiro de quem quer curtir a agitação da folia de Carnaval, mas deveria.

A região Sul do Brasil também sabe fazer Carnaval, e as cidades a seguir devem ser consideradas na hora de montar um roteiro para o feriado:

Florianópolis

Carnaval de Florianópolis

O Carnaval de Florianópolis mistura os blocos de rua, os desfiles das escolas de samba e grandes festas fechadas. Começando pelos blocos, o mais famoso de Floripa é o Bloco dos Sujos que acontece no Centro (Avenida Rio Branco e Av. Pref. Osmar Cunha) e homens se fantasiam de mulher e vice-versa. No ano passado o bloco levou 80 mil foliões para as ruas.

A passarela Nego Quirido é o sambódromo de Florianópolis, onde no sábado de Carnaval desfilam as 5 escolas de samba: União Ilha da Magia, Unidos da Coloninha, Protegidos da Princesa, Consulado do Samba e Embaixada Copa Lord. No domingo, a passarela é tomada por 10 blocos de enredo. O resultado da campeã do desfile sai na terça.

As duas festas mais famosas são: Peixada do Gui e Carnaval P12. Em 2012, as duas acontecerão em Jurerê Internacional e além de muita gente bonita, a programação conta com músicas de todos os estilos. Ao adquirir o ingresso, o open bar está incluso.

Veja as opções de Hotéis de Florianópolis

Curitiba

festival Psycho Carnival

Psycho Carnival, em Curitiba (Foto: Divulgação)

Curitiba nunca foi uma cidade tradicional para passar o Carnaval, a capital costumava ficar deserta na época, mas ultimamente vem atraindo muitos turistas que fogem dos preços salgados das cidades mais procuradas desse feriado.

A cidade de Curitiba pode te proporcionar um Carnaval totalmente diferente do resto do país. Começando pelo festival Psycho Carnival, que acontece no feriado de Carnaval e vem fazendo a festa do rockeiros há mais de 10 anos, com bandas nacionais e internacionais de rockabilly. Além de uma passeata de Zombie Walk onde todos se fantasiam como mortos-vivos. Uma opção para quem quer fugir dos ritmos tradicionais do Carnaval.

Há também opção para os mais tradicionais, as escolas de samba desfilam na Avenida Cândido de Abreu no sábado. Já os bailes de Carnaval acontecem no Ginásio do Bairro Novo .

Veja as opções de Hotéis em Curitiba

Gramado

Desde o ano passado Gramado tenta entrar para o Guiness Book como “O Maior Carnaval de Salão do Mundo” com a festa Gramado Fantasia que acontece sempre antes, durante e depois do Carnaval. A programação começa com algumas “muambas” antes do Carnaval, esse é o nome dado aos ensaios dos blocos que participarão da festa.

Depois das muambas, antes do feriado em si, acontece uma festa de Pré-Carnaval que vem seguido de 5 dias de folia oficiais (de sexta a terça de carnaval) finalizando pela festa da quarta de cinzas, conhecida em Gramado como “Enterro dos Ossos”. Muita festa, certo?

 

esta Gramado Fantasia
Carnaval de Gramado (Foto: Divulgação)

Os locais da festa variam entre ExpoGramado, Sociedade Minuano e Sociedade Recreio Gramadense, e os blocos mais famosos que passam por lá são: Sópranóis, Diz Meu Cafezinho, Velinhos Transviados, Quis um Gole, Diz Cafeinados , Quereu Bebeu e 100 juízo.

Veja as opções de Hotéis em Gramado

Deu para perceber que a região Sul também adora o Carnaval! Quem já passou o feriado da folia em algum desses lugares deixa a sua dica nos comentários (:

Deixe seu comentário