Carnaval de Salvador – Blog Cidades do meu Brasil

O carnaval de Salvador é um dos maiores do mundo e famoso por sua alegria contagiante. As festividades, que duram quase uma semana, são marcadas por muita música, diversão e azaração.

carnaval de salvador, trio eletrico

A festa começa quando a chave da cidade é entregue ao Rei Momo e são inaugurados os circuitos carnavalescos. A partir deste momento, a capital baiana se enche de foliões que dia após dia vão às ruas para seguir os diversos trios elétricos.

carnaval de salvador, pelourinho

Os trios elétricos são carros de som criados em 1950 por Dodô e Osmar, grandes nomes do carnaval na cidade, que improvisaram um carro aberto para tocar suas músicas durante a festa. Essa é uma marca registrada da festa soteropolitana. O termo ficou nacionalmente conhecido com a música do também baiano Caetano Veloso, “Atrás do Trio Elétrico”, e terminou de consolidar a fama dos festejos carnavalescos em Salvador.

Desde as mais famosas bandas e cantores de axé, até as batucadas dos tambores do Olodum e da Timbalada, Salvador tem muitas atrações musicais para oferecer durante os dias do carnaval. Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Chiclete com Banana, Asa de águia, Timbalada e Daniela Mercury são apenas alguns dos artistas e bandas que comandam estes enormes carros de som e agitam os mais de 30 blocos na capital. Estes blocos, diferente de outras cidades, seguem por circuitos pré-estabelecidos e contam também com arquibancadas e camarotes.

carnaval de salvador, blocos

Os circuitos totalizam mais de 25 km e é necessário muita disposição para aguentar a verdadeira maratona. Há circuitos que levam em média 6 horas, como é o caso do Circuito Osmar, um dos mais famosos de Salvador, que vai do Campo Grande até a Avenida Sete. Outros dois circuitos famosos são: Dodô, que começa no Farol da Barra e vai até o bairro de Ondina, e o Batatinha que circula no Centro Histórico. Este último tem a particularidade de não contar com trios elétricos. Também é possível encontrar blocos nos bairros Cajazeiras, Itapuã, Periperi, Plataforma e Pau da Lima.

carnaval de salvador, avenida

Os foliões têm várias maneiras de se divertir durante as comemorações carnavalescas na cidade de Salvador. É possível seguir o bloco e o trio elétrico na rua, tanto com abadás, quanto na “pipoca” – lugar não oficial para seguir o trio e um pouco mais concorrido. Os abadás são camisetas pagas que servem de entrada para o bloco e possuem um espaço reservado por cordas. Também é possível ver os desfiles a partir dos camarotes ou das arquibancadas que a prefeitura da cidade disponibiliza e é ideal para aqueles foliões que desejam desfrutar do carnaval e das bandas de um lugar mais tranquilo. Os camarotes são ainda mais exclusivos e geralmente disponibilizados por grandes empresas. Quem está dentro deles tem acesso a festas privadas e todas as suas comodidades, como bebida e comida liberadas e pistas de dança, por exemplo.

Você já se divertiu no blocos de Salvador nesta época do ano? Conte-nos sobre sua experiência.

Entre agora mesmo no site do Cidades do meu Brasil, garanta as melhores opções de passagens aéreas para Salvador e parcele a sua compra sem juros. Boa viagem e um ótimo carnaval!

Um comentario

Deixe seu comentário