Carnaval de rua: Os melhores do Brasil

carnaval-de-rua-os-melhores-do-brasil

O Brasil é por excelência um país que irradia alegria e descontração. Prova disso são as festas de carnaval, conhecidas mundialmente e, sem dúvida, as mais esperadas do ano.

Há diversas opções de eventos que balançam diferentes pontos do país ao som de ritmos que vão desde o samba até o frevo, passando pelo axé e pelas tradicionais marchinhas. O carnaval embala milhares de foliões que seguem bandas e blocos pelas ruas, e é por isso a maneira mais popular de aproveitar esse feriado.

Confira quais são as cidades que possuem os melhores carnavais de rua do país:

Rio de Janeiro

Entre os destinos mais famosos está a Cidade Maravilhosa, como é carinhosamente chamado o Rio de Janeiro. Por lá, a diversão fica por conta dos blocos de rua que arrastam milhares de foliões para pular e entoar marchinhas. Uma das principais características são as fantasias usadas pela maioria das pessoas que saem às ruas para se divertir. O carnaval carioca, regado a muito confete e serpentina, ainda atrai vistantes de todo o mundo para assistir aos deshttpss das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

Salvador

O Carnaval em Salvador é considerado um dos maiores do mundo. São mais de 30 trios elétricos e mais de 2 milhões de pessoas que vão às ruas para curtir shows de artistas famosos como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Bell Marques. Foliões, com ou sem abadá, invadem a orla e ladeiras de Salvador para seguir por mais de 25 km os diversos blocos na cidade. Os circuitos mais conhecidos são Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico).

Recife

Além de Salvador, a região nordeste do Brasil tem as cidades mais animadas do país. Recife conta com um carnaval multicultural. Frevo, maracatu e samba agitam mais de um milhão de pessoas todos os anos. Recife oferece aos seus visitantes vários blocos de rua, entre eles o “Galo da Madrugada”, um dos mais famosos do mundo. Quem está na capital pernambucana não pode deixar de festejar também em Olinda. Bandas de frevo e passistas se misturam aos mamulengos, bonecos gigantes, e tomam suas ruas por mais de 5 dias de festas imperdíveis.

Fortaleza

Ainda no nordeste, Fortaleza também é cheia de surpresas no carnaval. A capital cearense oferece muita diversidade de ritmos àqueles que buscam aproveitar os festejos carnavalescos. Bandas locais, músicos populares e muito samba podem ser desfrutados nos vários pontos de folia da cidade, entre eles a Praia de Iracema e a Avenida Domingos Olimpo.

Manaus

Manaus possui o carnaval mais famoso da região norte do país. A terra do Boi-Bumbá, como é carinhosamente chamada, é conhecida por sua festa fortemente ligada as suas raízes culturais. A cidade misturou a batida carnavalesca do axé com as toadas de Parintins e criou o Carnaboi. A folia, que ocorre no sambódromo, reúne mais de 200.000 pessoas que dançam ao som de trios elétricos e músicas folclóricas.

Ouro Preto e Diamantina

Outro importante ponto carnavalesco no Brasil é o estado de Minas Gerais, dono de alguns dos melhores carnavais de rua do país. As cidades de Ouro Preto e Diamantina, de tradições universitárias, festejam o carnaval em meio a casarões históricos e ladeiras. São cinco dias de festa ao som de marchinhas e axé que reúnem até 15 mil visitantes por dia. A Praça do Mercado Velho, em Diamantina, é um dos principais pontos de encontro na cidade. Já nas festas de Ouro Preto pode ser necessário comprar abadás.

São Paulo e São Luiz do Paraitinga

O Estado de São Paulo também é cheio de surpresas. A capital paulista é famosa por deshttpss deslumbrantes de escolas de samba no sambódromo do Anhembi, um dos mais esperados do país. Porém, se você deseja se divertir ao som de marchinhas e sair fantasiado em blocos de rua, São Luiz do Paraitinga, a 180 km de São Paulo, é uma boa opção. A cidade costuma receber milhares de visitantes que dançam e se divertem em meio a suas ladeiras.

Florianópolis

Mais ao sul, o carnaval em Floripa, como é conhecida, é cheio de opções para todos os gostos. Na cidade é possível festejar a data em festas sofisticadas realizadas em clubes e baladas, assistir aos deshttpss de escolas de samba e seguir bloquinhos de rua junto aos milhares de foliões. O bloco dos Sujos, no qual homens se disfarçam de mulher, é um dos mais esperados e animados.

E você, já decidiu onde vai passar o Carnaval? Conhece outros destinos? Deixe seu comentário!

Tweet10

Veja Também:

Deixe seu comentário