em

5 Supostos Milagres que Intrigam Fies e a Igreja

Os milagres são acontecimentos extraordinários, que não conseguem ser explicados a partir dos conhecimentos científicos. Essas ocorrências desafiam leis da física, composições químicas e até mesmo os princípios de espaço e tempo.

os únicos embasamentos capazes de explicar a ocorrência de milagres são os religiosos e a própria fé. Na Igreja Católica, esses acontecimentos incríveis, geralmente estão ligados à santos e relíquias religiosas.

Confira a partir de agora 5 milagres que intrigam os ateus e fortalecem a fé dos fiéis.

1. Santo Sudário

O Santo Sudário é o nome dado para a mortalha que cobriu Jesus Cristo após a crucificação. Neste tecido, está gravado a imagem do rosto e tronco de um homem.

Os primeiros estudos realizados no tecido apontaram que ele pertence ao período medieval, entre o século XIII e XIV.

Contudo, a igreja refutou a informação e alegou que os exames não teriam sido feitos no tecido original, mas sim em uma parte que havia sido emendada no Santo Sudário após o mesmo ter sido danificado em um incêndio.

Pesquisas mais recentes apontaram que o tecido pertencia ao período de 280 a 220 a.C. Isso quer dizer que o Santo Sudário poderia mesmo ser a mortalha de Jesus Cristo.

O Santo Sudário não é exatamente um milagre, mas uma relíquia para a igreja e sua história.

2. Santos de corpos incorruptos

Há diversos relatos sobre corpos de santos que não entram em decomposição. Para os fiéis, esta seria uma das provas de santidade.

Um dos casos mais conhecidos e impressionantes é o de Santa Bernadete de Lourdes, que morreu em 1879.

Em 1909 quando ela foi exumada o seu corpo estava completamente preservado e sem os odores típicos da decomposição.

O corpo da Santa Bernadete de Lourdes foi exumado por mais duas vezes durante o início do século XX e permanece conservado.

A igreja ainda não autorizou um estudo mais minucioso no corpo da santa, o que poderia trazer explicações mais claras para sua conservação ou aumentar ainda mais o mistério.

Continua na próxima página.

3. Milagre de Fátima

O Milagre de Fátima, também chamado de Milagre do Sol. aconteceu em 13 de outubro de 1917, em Portugal, a primeira aparição da santa foi no dia 13 de maio do mesmo ano, quando a Virgem Maria teria aparecido e deixado uma mensagem para três crianças.

A notícia se espalhou e milhares de pessoas foram a um terreno em Cova da Iria, perto da cidade de Fátima, no local e data indicado pelas crianças onde a Virgem Maria apareceria.

Era um dia estava chuvoso, e por volta do meio o dia, segundo relatos, o sol teria aparecido em formato de um disco giratório que dava à impressão de tocar à Terra. Esta ocorrência foi inclusa em 1930 na lista de milagres oficiais da Igreja Católica.

Vale ressaltar que, existem várias divergências nos relatos dos presentes. Algumas pessoas falaram que visualizaram luzes coloridas em forma de espiral e outras que o sol teria se aproximado em movimentos de zigue-zague. E ainda tem que também garantiu que não viu nada.

O evento pode ser caracterizado como um caso de histeria coletiva, ou seja, as pessoas queriam tanto um milagre que acabaram acreditando que estavam vendo coisas no céu.

Para a ciência, o milagre não passou de um fenômeno ótico e meteorológico chamado de parélio, que é quando cristais de gelo que estão na atmosfera são refletidos pelo sol. O interessante porém é que esse fenomênico não tão frequente ocorrera justamente no dia supostamente indicado pela santa.

4. Liquefação do sangue de São Januário

São Januário (San Gennaro) foi bispo de Benevento, cidade próxima a Nápoles. Em 305, durante uma invasão romana em uma investida contra os cristãos, o bispo foi decapitado.

A liquefação do sangue de São Januário é um suposto milagre que ocorre três vezes por ano.

O milagre ocorre quando um relicário que guarda o sangue do santo é agitado. O sangue que está seco se torna líquido quando o relicário é chacoalhado.

A liquefação do Sangue de São Januário é um dos milagres oficiais da Igreja Católica, registrado pela primeira vez em 1389.

A Igreja nunca permitiu que o fenômeno fosse estudado. Entretanto, há cientistas que afirmam que o interior do relicário guarda um composto com ferro, que se torna líquido quando agitado.

5. Manto da Virgem de Guadalupe

 

No ano de 1531, um índio chamado Juan Diego estava em uma colina próxima à Cidade do México quando teria ouvido um chamado de Nossa Senhora de Guadalupe.

A Virgem pediu para que Juan solicitasse ao bispo que fosse construída uma igreja no local.

O bispo escutou a história, mas pediu ao indigna alguma prova da aparição para que pudesse construir a capela sob o monte Tepeyac.

Foi então que ocorreu o segundo encontro, oportunidade em que Nossa Senhora fez florescer diante do índio, em terreno semi desértico e em pleno inverno, rosas vistosas e disse-lhe que a levasse ao até o religioso.

Os índios da época usavam uma espécie de avental, feito de sisal, que servia como vestimenta e também para carregar coisas. Foi ali que o Juan colocou as flores que colheu.

Ao chegar até o bispo, o índio abriu o avental deixando as flores caírem ao chão, neste momento que se viu uma perfeita imagem de Nossa Senhora, naquele tecido simplório, com estrelas no manto, uma lua sob os pés e raios ao seu redor.

Este manto permanece intacto até hoje e passando por diversas análises científicas.

Um dos mistérios do milagre de Guadalupe está no próprio tecido, conhecido no México como tilma. Sua durabilidade costuma ser de pouco mais de 15 anos, quando então começa a se decompor.

Os estudos, não conseguiram explicar como a pintura foi feita e o motivo pelo qual o manto permanece conservado mesmo após terem se passado vários séculos.

E você acredita em milagres ou tem alguma história pra contar? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta