5 Posições de Ioga para Mulheres Grávidas

Descubra quais posturas podem ajudar a tonificar o corpo e aliviar a tensão.

É consenso entre os profissionais de saúde que a prática de exercícios adequada às condições da gestante e de forma moderada pode prevenir complicações na gravidez e até ajudar no trabalho de parto.

A atividade física na gestação pode ajudar a relaxar, a controlar a ansiedade e a prevenir alguns incômodos, como inchaço, indisposição e dores nas costas. Os exercícios de ioga durante a gestação podem trazer muitos benefícios para a mamãe e também para o bebê, lembrando da importância de sempre consulte um médico ou professor de Ioga antes de praticar as posturas.

A ioga prepara os músculos para o parto, ensina a tensioná-los e relaxá-los conscientemente, alivia o estresse, cria um fundo hormonal ideal e fornece uma carga de emoções positivas. Isso é especialmente importante durante a gravidez porque a mulher é responsável não apenas por si mesma, mas também pelo seu bebê.

1 – Viparita Karani (ação invertida)

Benefícios: Abre o peito, alivia dores leves nas costas, acalma o sistema nervoso., ajuda a aliviar a fadiga, cãibras e previne varizes.

Coloque uma almofada, travesseiro ou manta dobrada como suporte para fazer esta postura de maneira mais confortável.

  • Encontre um espaço aberto perto de uma parede e sente-se.

  • Deite-se de costas, com as pernas contra a parede, juntas, e com as plantas dos pés voltadas para cima.

  • Certifique-se de que as costas e a cabeça estão apoiadas no chão. O seu corpo deverá fazer (idealmente) um ângulo de 90 graus.

  • Levante a anca e coloque um suporte por baixo (mantas ou almofadas). Acomode-se e encontre uma posição cómoda.

  • Mantenha a cabeça e o pescoço em posição neutra e suavize a garganta e o rosto. Feche os olhos e respire. Para alcançar um estado de relaxamento mais profundo pode colocar uma almofada de olhos na zona ocular ou um pequeno pano turco dobrado.

Coloque as mãos atrás da cabeça e relaxe. Mantenha a postura por 5 a 6 minutos e, em seguida, abaixe as pernas inspire e sente-se lentamente.

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