em ,

27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo

27-de-setembro-dia-mundial-do-turismo

No dia 27 de setembro é celebrado o Dia Mundial Do Turismo, uma iniciativa da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo. O turismo é conhecido como uma “indústria sem chaminés” e representa 9% do PBI mundial. Além disso, você sabia que 1 em cada 11 pessoas trabalham em algum atividade relacionada ao turismo?

Viajar é uma atividade única que gera um intercâmbio diferente de qualquer outro, mas também representa uma responsabilidade e respeito com lugares e pessoas que conhecemos.

Turismo: antes e agora

A curiosidade do homem em conhecer outros lugares e outras culturas sempre o levou a viajar. Há anos o homem viaja, mas desde o início os motivos primordiais sempre foram comerciais, diplomáticos ou de imigração. O turismo que conhecemos hoje tem pouco mais de 200 anos e sua razão principal é o lazer e o conhecimento.

A evolução do turismo foi gradual desde o século XIX até os últimos 20 anos, quando inovações tecnológicas como a massificação da internet, o acesso à informação e as viagens se tornaram mais simples. Antigamente, encontrar um hotel em cidades pouco conhecidas e fazer reservas era algo muito difícil. Ver fotos atuais dos quartos e ler opiniões de outros viajantes era quase impossível, ao menos que estivessem disponíveis em uma agência de turismo. A maioria das viagens eram baseadas em opiniões de pessoas conhecidas que já tinham ido. Por outro lado, ir sem ter muita certeza sobre o que encontrar dava um gosto de aventura às viagens.

O turismo atual é muito mais fácil

Na internet há informação sobre qualquer destino que alguém queira visitar: fotos, recomendações de outros viajantes, mapas, opções de passeios turísticos e muito mais. E, se ainda há alguém que não sabe para onde ir, também é possível consultar milhares de sites com fotos e informações de vários lugares ao redor do mundo. O melhor de tudo em sites como o Cidades do meu Brasil é a possibilidade de conhecer tudo sobre o local que você está procurando, ler opiniões de pessoas que já conheceram e fazer reservas on-line.

Retrospectiva no Dia Mundial do Turismo

Quando nosso avós queriam reservar uma passagem aérea, eles tinham que ir até uma agência de turismo ou escritório de uma companhia aérea e pagar em dinheiro ou cheque suas passagens. Hoje, podemos fazer reservas on-line, recebemos uma fatura eletrônica e nem precisamos de papéis com a reserva, pois cada vez mais companhias aéreas aceitam tickets virtuais.

Além disso, era muito difícil saber de descontos e promoções de última hora. Agora temos as redes sociais, aplicativos para celulares e tablets e todos eles nos permitem obter esse tipo de informação instantaneamente. Hoje o turismo oferece uma experiência prática, econômica e segura.

Turismo e sustentabilidade

Ah, o Dia Mundial do Turismo! Um brinde à nossa paixão por explorar o mundo, certo? Mas calma lá, viajante. Enquanto curtimos as maravilhas de um clique que nos leva a reservar um hotel em Bali ou um voo para o Pantanal, é hora de dar um zoom out. Sim, a tecnologia é uma mão na roda, mas e o nosso papel nessa roda gigante chamada planeta? O turismo sustentável não é mais um ‘mimo’, é um ‘must-have’. E não é só sobre a pegada de carbono, mas também sobre deixar pegadas positivas nas comunidades que visitamos.

Também temos que falar sobre a pandemia, que virou nosso mundo de cabeça para baixo e nos fez repensar o jeito de viajar. Já ouviu falar em turismo de isolamento? Pois é, a indústria está se reinventando. Então, neste Dia Mundial do Turismo, que tal uma viagem interior? Vamos refletir sobre como tornar nossas próximas aventuras mais responsáveis, mais significativas e, por que não, mais estilosas. Afinal, viajar é também sobre evoluir, não é mesmo?

Aproveite o Dia Mundial do Turismo e programe a sua próxima viagem. O Cidades do meu Brasil oferece opções de passagens aéreas, pacotes de viagem, cruzeiros e muitos mais. Confira as nossas promoções e reserve agora!

Deixe uma resposta