Início » Tocantins » Tupiratins


Tupiratins - Tocantins



Tupiratins faz parte do estado do Tocantins.

Tupiratins mantinha grande movimento de negócios através da navegação mercantinl pelo rio Tocantins com as cidades de Carolina(MA), Belém(PA) e animais de carga para o Piauí e Maranhão. O garimpo de Piaus(Piium, Crstalândia,Paraíso), atraia muitos garimpeiros provenientes de todo o Brasil, principalmente maranhenses e piauienses que faziam pousadas em Tupiratins. A partir da década de 60, com a construção da rodovia BR-153, Tupiratins e demais vizinhas entraram em decadência, pois sua populaçao migraram para a beira da rodovia. Com a criação do Estado do Tocantins, em 1988, Tupiratins começa a se recuperar.

Encontra-se a uma latitude 08º23′38" sul e a uma longitude 48º06′56" oeste, estando a uma altitude de 160 metros. A população avaliada em 2004 era de 1.429 habitantes.

História da cidade de O município de Tupiratins está localizado à margem esquerda do Rio Tocantins e a direita do Ribeirão Panela de Ferro que deu origem ao seu primeiro nome. Localizado na Mesorregião Ocidental do Tocantins e na Microregião de Miracema do Tocantins tem as seguintes coordenadas geográficas: 08°2338 de latitude , 48º0656 de longitude e altitude de 160 m. Não se sabe precisar a data do início do povoamento, todavia situa-se historicamente em torno de 1940. Em 1958 a povoada Panela de Ferro foi elevado a categoria de município com o nome de Tupiratins, através da Lei nº 2.343 de 05 de dezembro de 1958, de autoria do então governador de Goiás - Mauro Borges Teixeira. Foi desmembrado do município de Tupirama.

O primeiro prefeito foi o Sr. João Pires de Castro (nomeado). Em 1970 o município de Tupiratins voltou à categoria de Distrito de Presidente Kennedy, quando o então Prefeito Elias Assunção Oliveira, transferiu sua sede para Presidente Kennedy, permanecendo até 1991, ocasião em que o Distrito de Tupiratins foi novamente elevado a município através da Lei Estadual nº 251/91 de 20 de fevereiro de 1991, alterada pela Lei nº 498/92 de 21 de dezembro de 1992.

Está localizado região norte do Estado, limitando-se com os municípios de: Itapiratins, Guaraí, Presidente Kennedy, Brasilândia do Tocantins e Palmeirante.

A área do Município: 895,3 KM2, conforme dados do IBGE e 895,302 km2 conforme a Lei de criação publicada no Diário Oficial do Estado e banhado pelo famoso Rio Tocantins e tem como principal ponto Turístico a ilha da Raposa, mais conhecida como Praia da Raposa.

Os principais produtos cultivados são: soja, arroz e mandioca. A pecuária é bastante desenvolvida com o gado de corte. Na área do Ensino, dispomos de uma rede escolar com cinco escolas Municipais e uma Estadual.

Está Localizado a 273 km de Palmas.

Aniversário da Cidade: 01 de janeiro.

Padroeiro: São João Batista.

Fonte: Prefeitura Muinicipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tupiratins: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tupiratins? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: