Início » Tocantins » Tupirama


Tupirama - Tocantins



Tupirama faz parte do estado do Tocantins.

Tupirama, segundo Silveira Bueno, é vocábulo tupi que significa "a pátria dos tupis". De tupi: indivíduo dos tupis; e rama (por retama): terra, pátria.

Encontra-se a uma latitude 8º58′22" sul e a uma longitude 48º11′16" oeste, estando a uma altitude de 202 metros. A população avaliada em 2004 era de 1.259 habitantes.

História da cidade de Tupirama

Em 1937, Leôncio de Sousa Miranda, residente em Pedro Afonso, resolvera, dado o grande número de competidores no setor comercial, transferir-se para a margem esquerda do Rio Tocantins em frente à cidade de Pedro Afonso, construiu três casas residenciais para si e seu pessoal, donde adveio o nome Trindade, primeiro nome do povoado.

Por influência do fundador, o lugarejo desenvolveu-se rapidamente e, com o sensível aumento da população a que vieram juntar-se diversas famílias do interior do Município, tornou-se capaz de erigir-se em vila.

Tanto para a concretização do sonho de vila, como de município, Leôncio Miranda prestou relevantes serviços, sendo ele um dos maiores desbravadores, e batalhadores pela vitória dessa causa.

Gentílico: tupiramense

Formação Administrativa

Em 1938, Trindade foi elevada à categoria de vila.

Na organização do quadro territorial do Estado fôra substituído o nome de Trindade pelo de Tocantinópolis, denominação que também não demorou a ser substituída pelo nome de Tupirama, que continua até os dias atuais.

Tupirama, em 1953, foi elevada à categoria de cidade, tendo se verificado sua instalação no dia 1° de janeiro de 1954.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: Celio Costa Lacerda

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tupirama: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tupirama? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: