Tudo sobre Porto Nacional Estado de Tocantins

Informações Gerais sobre a cidade de Porto Nacional

Coordenadas geográficas

O município de Porto Nacional fica localizado na latitude -10.7027 e longitude -48.408 e faz parte do estado de Tocantins.

Tamanho do Território de Porto Nacional

Com um total de 4449,917 km², Porto Nacional de extensão territorial.

População de Porto Nacional

De acordo com dados do IBGE, Porto Nacional possui aproximadamente 52.700 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Porto Nacional são chamados de portuense.

Administração municipal

Prefeito atual:RONIVON MACIEL GAMA.

História de Porto Nacional, Tocantins

Ouvir com robot

Porto Nacional faz parte do estado do Tocantins. Fundado no início do século XIX, Porto Nacional sempre esteve diretamente ligado histórica e culturalmente ao rio Tocantins. Ao longo daquele século e do XX, a principal via de acesso era o rio. Embarcações singravam o Tocantins transportando mercadorias entre Porto Nacional e Belém do Pará. Com a construção da rodovia BR-153, nos anos 1970, o fluxo de pessoas e mercadorias passou para a via terrestre. Após a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, na cidade de Lajeado, a cidade deixou de conviver com o rio para conviver com o lago.

Encontra-se a uma latitude 10º42′29" Sul e a uma longitude 48º25′02" Oeste, estando a uma altitude de 212 metros. Sua população estimada pelo censo de 2010 era de 50.655 habitantes.

Possui uma área de 4464,11 km2.

Histórico MUNICíPIO DE PORTO NACIONAL

A história de Porto Nacional está ligada ao Rio Tocantins. A palavra Tocantins, nariz de tucano, era o nome de uma tribo indígena com nariz comprido que habitava as margens do rio.

A exploração do ouro, iniciada em 1722, na Província de Goiás, trouxe muitos mineradores e foi responsável pela maioria dos pequenos núcleos que se estabeleceram na região. A travessia destes mineradores, tropeiros, mascates e viajantes já era realizada no local onde é hoje o centro histórico de Porto Nacional, em barcos do português Félix Camôa, quando, em 1791, o cabo Thomaz de Souza Villa Real, que verificava a possibilidade de navegação e do estabelecimento de uma rota de comércio sul-norte, instala um destacamento militar na região. Com privilegiada localização entre dois povoados mineradores importantes, Pontal e Carmo, surge PORTO REAL, que se desenvolve com o comércio e a navegação.

Em 1831 o julgado de Porto Real é elevado à categoria de Vila mudando seu nome para Vila de PORTO IMPERIAL. Destacamos como principais fatores que contribuíram para sua elevação à sede do município:

- incremento da nevegação do Tocantins e do comércio com Belém do Pará,

- o declínio da mineração nas localidades vizinhas, como Pontal,

- o desenvolvimento da criação de gado.

O primeiro pároco foi o padre José Manuel Pinto Cerqueira, nomeado dois anos depois da instalação da freguesia, em 1842, e que dirigiu a paróquia até 1874.

Quando de sua elevação à condição de cidade, pela Resolução Provincial nº 333, de 13 de julho de 1861, Porto Imperial era um importante empório comercial, com muitos comerciantes, comércio fluvial intenso com o Norte e 4.313 habitantes.

Com a Proclamação da República a cidade passa a se denominar PORTO NACIONAL.

Em 1886, chegam os primeiros padre dominicanos a cidade. Os Dominicanos foram os grande benfeitores nas esferas religiosa, social, política e cultural da região de Porto Nacional. Em 1904, com as Irmãs Dominicanas os trabalhos de educação se intensifica sendo Porto Nacional uma referência na área atraindo alunos de diversos municípios. A construção da catedral de Nossa Senhora das Mercês, no mesmo local do primeiro templo de 1810, é desta época e foi inaugurada em 1903. A vida da cidade ainda hoje é marcada pelas festas religiosas e pelas folias que colorem e movimenta desde janeiro as ruas cidade.

Pela Bula "APOSTOLATUS OFFICIUM", do Papa Bento XV, de 20/12/1915, desmembrada da então Diocese de Goiás. O 1º Bispo foi Dom Domingos Carrerot, OP, (1920-1933).

A festa religiosa da cidade é celebrada anualmente a 24 de setembro, em louvor à Nossa Senhora das Mercês, Padroeira da Cidade e da Diocese.

O sistema de transporte e comunicação de Porto Nacional estava muito ligado ao Rio Tocantins, ondes navegavam com botes impulsionados por remeiros ou vareiros. Somente em 1923, foi lançado nas águas do Tocantins o primeiro barco a vapor - a lancha Mercês. E motor somente na década de 40.

No ano de 1929 os dois primeiros veículos - um caminhão e um carro - chegam à cidade depois de meses de viagem, inclusive abrindo estradas. Eram conduzidos pelo Dr. Francisco Ayres da Silva, deputado e médico que lutava para a abertura de linha mais eficiente de comunicação.

A partir da década de 30, se desenvolve a ligação aérea feita pelo Correio Aéreo Nacional - CAN. Era a Rota do Tocantins que saia do Rio de Janeiro e chegava a Belém aterrrisando nos aeroportos instalados por Lysias Rodrigues, entre eles Porto Nacional.

A imprensa portuense sempre foi muito atuante, desde o século XIX. Apresentado o cotidiano da cidade, prestando informações públicas e da vida social também eram arautos e porta vozes das reivindicações do norte do estado e defendiam idéias da divisão do estado. Como cidade mais importante do norte de Goiás, Porto Nacional sempre se destacou na política e na defesa dos interesses da região. O Manifesto Tocantinense, de 1956, por exemplo, consolida Porto Nacional como foco dos movimentos de emancipação.

Criado o Estado do Tocantins, em 1988, e definida a criação de uma nova capital, com a inspiração em Brasília, a cidade de Porto Nacional passa a ser, junto com Natividade e Arraias, uma das referências históricas mais importantes do Estado. Aqui estão plantadas as raizes do norte goiano.

Novas perspectivas se colocam como alternativas para a cidade. A valorização de seu patrimônio, o turismo, o comércio, as atividades agropecuárias constituem hoje a nova realidade da região.

E o Rio Tocantins modificado pelo crescimento desenvolvimentista, abrigando usinas hidroelétricas, agora sem praias, ainda teimosamente se impõe como o principal elemento no universo simbólico portuense.

Os museus são instituições de memória e deslocam-se no tempo e no espaço. Cabem a ele, no campo social e histórico, promover a lembrança e lutar contra o esquecimento. Esta exposição apresenta a trajetória de Porto Nacional através de objetos e informações textuais e iconográficas que testemunham momentos e rupturas em nosso caminho no tempo e está instalada em um espaço simbólico importante da cidade - a antiga Prefeitura. Primeiro prédio de dois pavimentos da cidade teve sua construção iniciada em 1921 e finalizada em 1923. Nele funcionaram a Câmara Municipal, Administração Municipal e a Sala de Audiência até 1969.

O Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional foi fundado na década de oitenta e, naquele tempo, mobilizou a população para a doação de acervo. Depois de ocupar diversos prédios hoje se instala em definitivo no prédio restaurado para este fim.

Seu acervo é representativo da memória social local e pretende-se com uma ação de educação patrimonial consolidar o papel do Museu como mediador na construção do presente da cidade, através da preservação e comunicação do acevo e símbolo da cultura portuense.

Porto Nacional-To, Agosto/2008

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL/ IPHAN/IBGE

Autor do Histórico: MARIA FRANCISCA PEREIRA DOS SANTOS PAOLINI

DDD de Porto Nacional, Tocantins

63

Como fazer uma ligação para Porto Nacional:

0 + Operadora + 63 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 63 + telefone
  • Vivo: 015 + 63 + telefone
  • Aerotech: 017 + 63 + telefone
  • Claro: 021 + 63 + telefone
  • GVT: 025 + 63 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 63 + telefone
  • TIM: 041 + 63 + telefone
  • Sercontel: 043 + 63 + telefone

CEP de Porto Nacional

O Código Postal (CEP) geral de Porto Nacional, Tocantins, é 77500000.

Prefeitura Municipal de Porto Nacional
Endereço: Av. Murilo Braga, 1887, Centro, Porto Nacional - TO, CEP: 77500000
Telefone / Fax:(63) 3363-6000 (63)33636000
Prefeito: RONIVON MACIEL GAMA

Hospitais em Porto Nacional - TO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde portuense.

Cartórios na cidade de Porto Nacional

Acesse a lista de Cartórios em Porto Nacional. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Porto Nacional Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Porto Nacional - TO e localizar ruas e endereços do município tocantinense.

Notícias sobre Porto Nacional

Confira as últimas notícias de hoje em Porto Nacional.

Previsão do tempo na região portuense

Veja a previsão do tempo em Porto Nacional: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Porto Nacional

Confira as cidades vizinhas de Porto Nacional - TO em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Porto Nacional através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.1 de 5 estrelas para o Município portuense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 29/03/2024 - Porto Nacional - Tocantins.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Funda%C3%A7%C3%A3o+da+Cidade+de+Salvador

Dia da Fundação da Cidade de Salvador

Salvador é um município e capital do estado da Bahia, no Brasil. Pertence à Mesorregião Metropol...

Saiba Mais
Anivers%C3%A1rio+de+Curitiba

Aniversário de Curitiba

Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altit...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online

 

Estados