Início » Tocantins » Monte Santo do Tocantins


Monte Santo do Tocantins - Tocantins



Monte Santo do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 10º00′21" sul e a uma longitude 48º59′37" oeste, estando a uma altitude de 280 metros. A população avaliada em 2004 era de 1 917 habitantes. Possui uma área de 1082,75 km². Monte Santo do Tocantins é a menor cidade do estado do Tocantins, em número de habitantes na sede municipal. É também uma das menores cidades do Brasil, sendo um dos únicos municípios do Tocantins onde a população urbana dos seus povoados e distritos supera a população da sede municipal. De acordo com o Censo brasileiro de 2010, a população urbana da sede do município era de 450 habitantes em 2010, sendo que a população do povoado Campina Verde era de 635 habitantes, enquanto que a população da zona rural era de 1.000 habitantes. A cidade já foi utilizada como palco de gravações cinematográficas no filme Deus é Brasileiro.

A rodovia que dá acesso ao município é a TO-080. Ela liga a cidade à Paraíso do Tocantins, à BR-153 (em Paraíso do Tocantins), à Palmas e à Caseara.

Monte Santo do Tocantins

Embora não hajam registros de quando se iniciou o povoado nem qual a origem de seu nome, sabe-se que a história do município teve início com a descoberta de minério de cristal e a instalação de um garimpo.

De acordo com relatos de moradores mais antigos, os primeiros habitantes chegaram por volta de 1944.

A área que hoje é o perímetro urbano do município era uma fazenda de propriedade do senhor Jaime Gama, que depois foi dividida em pequenas partes, para exploração de seu subsolo.

Nesta época, toda esta região pertencia ao condado de Araguacema e, posteriormente, a Miracema do Norte.

Com a criação do Estado, novas cidades são criadas. Divinópolis do Tocantins, distrito de Miracema, é emancipado e recebe Monte Santo do Tocantins como seu distrito.

Em 3 de outubro de 1993, houve a votação de plebiscito para emancipação política de Monte Santo do Tocantins, aprovado pela maioria da população.

O município foi criado em 1997.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Monte Santo do Tocantins, pela Lei Estadual nº 682, de 26-05-1994, desmembrado do município de Divinópolis do Tocantins.

Sede no atual distrito de Monte Santo do Tocantins.

Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: http://to.gov.br/monte-santo-do-tocantins/912

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Monte Santo do Tocantins: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Monte Santo do Tocantins? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: