Início » Tocantins » Lavandeira


Lavandeira - Tocantins



Lavandeira faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 12º47′19" sul e a uma longitude 46º30′22" oeste, estando a uma altitude de 330 metros. A população avaliada em 2004 era de 1 217 habitantes. Possui uma área de 521,5,5 km².

História da cidade de Lavandeira

Por volta de 1961, João Cardoso, prefeito do Município de Aurora, doou parte de sua fazenda Lavandeira, onde, aos domingos, se realizava uma feira, para onde se dirigiam as famílias que vinham do interior fazer compras, e, também, lavar roupas no Rio Palma. Esse cenário deu origem a um novo povoado denominado Lavandeira.

Com a abertura da estrada de Aurora para Campos Belos, em Goiás, o povoado foi crescendo, com a chegada de agricultores vindos de Brasília, de Minas Gerais, da Paraíba e da Bahia, comprando áreas para o cultivo de lavouras de milho, arroz, mandioca e outros produtos, dando início a abertura de fazenda de gado.

Gentílico: lavandeirense

Formação Administrativa

Em 19 de dezembro de 1995, foi criado o Município de Lavandeira, desmembrado do Município de Aurora do Tocantins, e instalado em 1º de janeiro de 1997.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lavandeira;Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: FERNANDO CéZAR RODRIGUES PóVOA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lavandeira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lavandeira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: