Início » Tocantins » Lagoa da Confusão


Lagoa da Confusão - Tocantins



Lagoa da Confusão faz parte do estado do Tocantins.

O município foi criado em 5 de outubro de 1989. A história de Lagoa da Confusão se inicia em 1933, com a chegada das primeiras famílias. A primeira visão que elas tiveram foi de uma imensa lagoa azul, protegida por serras e pântanos; a dificuldade que elas enfrentaram para chegar à lagoa gerou muita confusão. Por isso, o nome do povoado e, posteriormente, do município.

A emancipação política do município ocorreu após plebiscito, realizado em 10 de fevereiro de 1991, com o desmembramento de Cristalândia.

Lagoa da Confusão

O início de sua história data de 1933, com a chegada, no local, das famílias Rodrigues, proprietário da fazenda Santa Rita, situada há 07 km da lagoa; e dos Pantas, donos de uma fazenda, no local chamado Canabrava. Na mesma época, chegava na região a família de Bartolomeu Bandeira Barros que ficou localizado às margens do rio Urubú, acima da lagoa.

A primeira visão que elas tiveram foi de uma imensa lagoa azul, protegida por serras e pântanos; a dificuldade que elas enfrentaram para chegar à lagoa gerou muita confusão. Por isso, o nome do povoado e posteriormente, do município.

Além da atividade pecuária e agricultura de subsistência que eram desenvolvidas, a região, contava com muita caça e pesca, motivo para o qual esses desbravadores se embrenhavam incessantemente nas matas procurando antas e outros tipos de caça.

Posteriormente, esses heróis, situaram fazendas à margem da lagoa, onde passaram à habitar. A partir desse momento, foram aglomerando mais pessoas na Lagoa da Confusão, formando um povoado, que logo em seguida começou a ser conhecida com suas histórias de ´encantos´ que durou pouco tempo. Conta-se, que no início do povoado, com uma população em número muito pequeno, se via tochas acesas na lagoa, escutava-se crianças chorando, pessoas rindo, cachorros latindo, galo cantando, enfim muitos fatos inexplicáveis. Esses acontecimentos só começaram a desaparecer com o banho frequentes da população na lagoa.

O povoado só começou ter sinais de crescimento, com a emancipação do Município de Cristalândia, em 1953 e, com o aparecimento das jazidas de calcário localizada na região A exploração do calcário levou muitas pessoas à habitarem no povoado o que acabou consolidando a formação da Lagoa da Confusão. A emancipação política da Lagoa ocorreu em 1993 e, foi liderado por Bartolomeu Bandeiras Barros, Elói Bernadon, Nilo Sardinha, Zé Porfírio e Ary Vargas.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lagoa da Confusão, pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterado em seus limites pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado do município de Cristalândia.

Sede no atual distrito de Lagoa da Confusão (ex-localidade).

Constituído do distrito sede, instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: http://to.gov.br/lagoa-da-confusao/900

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lagoa da Confusão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lagoa da Confusão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: