Início » Tocantins » Darcinópolis


Darcinópolis - Tocantins



Darcinópolis faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 06º42′47" sul e a uma longitude 47º45′35" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. A população avaliada em 2010 era de 5 273 habitantes. Possui uma área de 1555,4km².

Darcinópolis

Quando seu fundador, Eleotério Ferreira de Carvalho, antigo morador, se estabeleceu no lugar onde hoje está localizada a sede municipal de Darcinópolis, o fez em função das oportunidades econômicas, possibilitadas pela abertura da rodovia federal Belém -Brasília e pela fertilidade das terras ao redor.

Seu crescimento econômico, que o levou à consolidação como município, foi muito vagaroso, principalmente, pela relativa proximidade a um centro da envergadura e da importância regional de Araguaína.

Contudo, o desenvolvimento atingido pelo antigo Distrito Municipal de Tocantinópolis, motivou sua elevação à categoria de município, materializado pelas Disposições Transitórias da primeira Constituição do Estado do Tocantins, promulgada em 05 de outubro de 1989. Foi formalmente instalado, então, como Município no dia 1º de janeiro de 1993.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Darcinópolis, pela lei estadual nº 251, de 20-02-1991, alterado pela lei estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado Tacantinópolis. Sede no atual distrito de Darcinópolis (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2007.

Fonte: www.seplan.to.gov.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Darcinópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Darcinópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: