Início » Tocantins » Almas


Almas - Tocantins



Almas faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 11º34′25" sul e a uma longitude 47º10′13" oeste, estando a uma altitude de 397 metros. A população avaliada em 2009 era de 8840 habitantes. Possui uma área de 4106,4km².

Almas é um dos municípios mais antigos do Tocantins. Data de 29 de setembro de 1734 a chegada dos primeiros moradores ao lugar, tendo à frente o português Manoel Rodrigues Araújo, que percorria a região à procura de ouro. Tempo depois, em 1920, chegou outro português, Bernardo Homem, dedicando-se à exploração de ouro e empregando largamente a mão-de-obra escrava. Antes disso, as primeiras entradas não estabeleceram no núcleo de povoamento estável.

Bernardo Homem é considerado o fundador do município. Foi ele quem construiu a primeira igreja católica e trouxe de Portugal várias imagens sacras, inclusive a de São Miguel Arcanjo, padroeiro da cidade.

História da cidade de Almas

A cidade de Almas situa-se a sudeste do Estado do Tocantins, sendo um dos municípios mais antigos do estado.

Data de 29 de setembro de 1734, a chegada ao lugar dos primeiros moradores, tendo a frente o português Manoel Rodrigues de Araújo, que percorria a região a procura de ouro. Tempos depois chegou outro português, Bernardo Homem, que se estabeleceu na região por volta de 1920, dedicando-se a exploração de ouro e empregando largamente mão de obra escrava. Terminada, porém, a fase febril da extração do outro, o povoado entrou novamente em decadência por um longo tempo.

O português Bernardo Homem é considerado o fundador do município, construiu a primeira igreja católica, trazendo de Portugal várias imagens sacras, inclusive a de São Miguel.

A recuperação demográfica e econômica somente aconteceu decadas depois, com a introdução e criação de gado em algumas fazendas da região.

Gentílico: almense

Formação Administrativa

Não se tem memória histórica da data da elevação do povoado à categoria de distrito.

Pela Lei do Estado de Goiás, nº 2094, de 14 de novembro de 1958, foi elevado à categoria de município, pertencente à comarca de Natividade.

No dia 30 de janeiro 1959 foi instalado o município de Almas.

Fonte: Associação Tocantinense de Municípios (TO) - ATM; Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: FERNANDO CéZAR RODRIGUES PóVOA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Almas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Almas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: