Início » São Paulo » Votuporanga


Votuporanga - São Paulo



Votuporanga é uma cidade localizado na região noroeste do estado de São Paulo. A cidade foi fundada em 8 de agosto de 1937. Encontra-se a uma latitude 20º25′22" Sul e a uma longitude 49º58′22" Oeste, estando a uma altitude de 525 metros. Sua população em 2010, de acordo com o IBGE, é de 84.692 habitantes.

"Votuporanga" é um termo de origem tupi que significa "vento bonito", através da junção dos termos ybytu ("vento") e porang ("bonito"). O nome foi escolhido por Sebastião Almeida Oliveira, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a pedido de Germano Robato, um dos primeiros compradores dos lotes que formaram a cidade.

A área atual do município, de início, pertencia à Fazenda Marinheiro de Cima, de propriedade de Francisco Schmidt. Após sua morte, os herdeiros, endividados, entregaram as terras à empresa Theodor Wille & Cia Ltda. A propriedade foi, então, dividida em glebas e os terrenos vendidos a preços baixos. Pouco a pouco formou-se o povoado, até então, pertencente ao distrito de Vila Monteiro, atual Álvares Florence, e à comarca e município de Monte Aprazível.

História da cidade de VOTUPORANGA SãO PAULO

Com a quebra do café em 1937, Francisco Schmidt, cafeicultor de imensa área, a título de pagamento por empréstimos contraídos, entregou terras à firma Theodoro Wille & Cia Ltda. O Procurador desta, Carlos Heldwing e o engenheiro Guilherme Von Trubach fundaram a Companhia Retalhadora de Terras, para loteamento das de Francisco Schmidt.

A grande distância, na época, do loteamento de outros centros, levou o empreendimento ao fracasso. Para cobrir o déficit da Companhia, Demétrio Acácio de Lima, Sebastião Braga, Paschoal albanese e os engenheiros Von Trubach e Otávio Rittel, para atrair compradores dos cafés fundaram em 1937, um patrimônio do contraforte do espigão Viradouro.

A escolha do nome do patrimônio ficou a cargo do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo, denominando-o Votuporanga, que, na língua tupi, significa vento bom (ibytu = ar, brisa; poranga = bonito, bom).

Procedido o arrumento, doaram à Cúria Diocesana, uma das praças para nela ser construída uma igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

GENTíLICO: VOTUPORANGUENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Votuporanga, por Decreto-lei Estadual no 11054, de 24 de abril de 1940, no Município de Monteiro.

O Distrito de Paz de Monteiro (Ex-Vila Monteiro), foi dividido em duas zonas, sendo a 1a denominada Monteira e a 2a zona Votuporanga.

Na divisão territorial para 1939-1943, entretanto, a zona de Votuporanga não figura.

Pelo Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, foram criados o Distrito e o Município de Votuporanga este último com sede na Vila de Votuporanga, foi criada a comarca de Votuporanga com sede na cidade do mesmo nome, ficando composta dos Municípios: Votuporanga e Fernandópolis.

Em 1945-1948, quadro fixado, pelo já citado Decreto-lei no 14334, os Municípios Votuporanga e Fernandópolis, desmembram-se do Município de Tanabi.

Aparece nos quadros territoriais fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-9153 e 1954-1958, composto dos distritos: Votuporanga, Simonsen e Parisi. Em 1º de Janeiro de 1993, Parisi foi emancipado através da lei estadual nº 7664 de 30/01/1991, configurando assim um novo quadro territorial, com os distritos de Votuporanga e Simonsen.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Votuporanga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Votuporanga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: