Início » São Paulo » Turmalina


Turmalina - São Paulo



Turmalina faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º03′06" sul e a uma longitude 50º28′34" oeste, estando a uma altitude de 467 metros. A cidade tem uma população de 1.978 habitantes (IBGE/2010) e área de 147,9km². Turmalina pertence à Microrregião de Fernandópolis.

Dados do Censo - 2010

População total: 1.978

História da cidade de Turmalina

O Município de Turmalina foi fundado em 06 de agosto de 1948 pelo senhor José de Andrade, popularmente conhecido como Zequinha de Andrade e seus colaboradores Jerônimo Trazzi, Antonio Jonas de Menezes, Aurélio Natani, Américo Natani, Antonio Alves Ferreira, Antonio Pontife.

O Município tem esse nome, graças a uma pedra semipreciosa de nome turmalina garimpada no Mato Grosso pelo irmão de Zequinha, o senhor Clarismundo Francisco de Andrade, que em homenagem a esta pedra denominou o povoado de Turmalina.

Os moradores que aqui viviam, plantavam algodão, café, milho, arroz, e a principal cultura era o café. Essa atividade atraiu novas famílias que vieram em busca de trabalho.

Com o passar do tempo e mudanças na estrutura econômica, muitas famílias que residiam em fazendas e lá trabalhavam foram dispensados desses trabalhos e foram para a cidade morar, passando a trabalhar como rurais volantes.

Gentílico:

Formação Administração

Através da Lei Estadual nº 5285 de 18 de fevereiro de 1959, Turmalina foi elevada à categoria de distrito e a instalação ocorreu no dia 12 de junho de 1959.

Pela Lei nº 8092 de 28 de fevereiro de 1964, Turmalina foi elevada à categoria de município, mas em virtude da Revolução Militar de 1964 a instalação do município e as eleições municipais aconteceram somente em 22 de março de 1965.

Fonte: IBGE; Arquivos municipais.

Autor do Histórico: JOSé VITORINO DE SOUZA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Turmalina: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Turmalina? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: