Início » São Paulo » Santo Anastácio


Santo Anastácio - São Paulo



Santo Anastácio pode referir-se a:

História da cidade de SANTO ANASTáCIO SãO PAULO

No início do século XX a Estrada de Ferro Sorocabana avançada rumo a Oeste do Estado, para atingir as barrancas do rio Paraná. Isso levou vários desbravadores a entrarem nos sertões, onde foram estabelecendo fazendas. A região de Santo Anastáciochegaram Francisco Bravo del Val e ongelo Tobias que adquiriram, da Companhia de Fazendeiros Paulistas, áreas de 50 alqueires de terras.

Em 1917, após a sua aquisição, Francisco Bravo del Val iniciou a colonização de seu lote, plantando as primeiras roças e edificando as primeiras casas. Com a chegada dos trilhos da ferrovia até Indiana, distante 100 km, outros povoadores da zona Araraquarense, adquiriram terras locais procedendo a novas derrubadas de matas. Outras casas foram construídas, constituindo o patrimônio de Santo Anastácio.

O engenheiro João Carlos Fairbanks realizou os trabalhos de avanço da estrada de ferro a Santo Anastácio e daí às barrancas do rio Paraná (Presidente Epitácio). Muito progrediu o povoado sendo elevado a Distrito de Paz e, em 1926, á categoria de Município.

GENTíLICO: ANASTACIANO

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Vila criada por Lei Estadual nº 1798, de 28-XI-1921. Cidade e sede de Município por Lei Estadual nº 2076, de 19-XI-1925. Desmembrada do Município de Presidente Prudente. Sua instalação verificou-se no dia, 27 de março de 1926.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Santo Anastácio compõe-se de 2 Distritos: Santo Anastácio e Piquerobi.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31-III-1938, o Município de Santo Anastácio compreende o único termo judiciário da comarca de Santo Anastácio e se divide em 3Distritos, Santo Anastácio, Piquerobi e Ribeirão dos índios.

No quadro fixado pelo Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30-XI-1938, para 1939-43, o Município de Santo Anastácio é composto dos Distritos de Santo Anastácio, Piquerobi eRibeirão dos índios.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30-XI-1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Santo Anastácio ficou composto dosDistritos de Santo Anastácio, Piquerobi e Ribeirão dos índios, comarca de Santo Anastácio.

Constituído dos Distritos de Santo Anastácio, Costa Machado e Ribeirão dos índios, comarca de Santo Anastácio, menos o Distrito de Piquerobi elevado à categoria de Município, no quadro fixado pela Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948 para vigorar em1949-53, e aos Distritos de santo Anastácio e Ribeirão dos índios, comarca de Santo Anastácio no fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para 1954-58, menos o Distrito de Costa Machado transferido para o Município de Mirante do Parapanema. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santo Anastácio: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santo Anastácio? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: