Início » São Paulo » Registro


Registro - São Paulo



Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Registro faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se na mesorregião do Litoral Sul Paulista, na porção paulista do vale do Ribeira e é acessado por meio da rodovia Régis Bittencourt (BR-116). É limitado ao Norte pelo Município de Juquiá, ao Sul por Jacupiranga e Pariquera-Açu, a Leste por Iguape e a Oeste por Eldorado e Sete Barras.

Registro possui cerca de 80 bairros distribuídos em 716, 331 quilômetros quadrados de área, com cerca de 55 mil habitantes. A diversidade cultural e econômica e a concentração populacional fazem com que Registro seja conhecida como "Capital do vale do Ribeira", ou também como "Capital do Chá", em alusão a um dos principais produtos exportados pelo Município, principalmente até meados da década de 1990.

História da cidade de REGISTRO SãO PAULO

A fundação de Registro data dos tempos coloniais, durante a exploração do ouro no Alto da Ribeira, quando eram detidas num porto fluvial, as canos com destino a Iguape, para cobrança do dízimo devido à coroa Portuguesa. Daí o nome de Porto do registro.

A exploração indiscriminada e a descoberta de ouitras jazidas - Minas Gerais e Goiás - levaram os aventureiros a debandarem da região, passando Registro por uma faz de estagnação. Voltou a se desenvolver a partir de 1917, quando, através da companhia ultramarina Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha -KKKK, chegaram à região cerca de duas mil famílias japonesas, concentrando-se grande parte em Registro.

A lavoura de arroz, embora já praticada anteriormente, expandiu-se copm os japoneses, ambém responsáveis pela introdução do plantio de chá, que se tornou a riqueza da região.

O Vale do Ribeira, localizado entre dois grandes centros São paulo e Curitiba, não possuía ligação terrestre com os mesmos. O comércio era realizado por via fluvial através de Iguape, o qu encarecia os produtos da região. A partir da construção da Rodovia Regis Bitencourt - BR 116, surigu um novo ciclo de desenvolvimento da área, desacando-se Registro como um dos mais promissores centros.

GENTíLICO: REGISTRENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Registro, por Decreto no 6665, de 17 de dezembro de 1934, no Município de Iguape.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Registro é Distrito judiciário do Município de Iguape.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual no 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito está grafado "Registro" e permanece no Município de Iguape.

Elevado à categoria de município com a denominação de Registro, por Decreto-lei no 14334, de 30 de novembro de 1944, desmembrado de Iguape, Xiririca e Miracatu e com Sede na Vila de igual nome, Registro. Constituído de 2 Distritos: Registro, Sete Barras. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1945.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei no 14334, para vigorar em 1945-1948, o Município de Registro ficou composto dos Distritos de Registro e Sete Barras - e pertence à comarca de Iguape.

Assim permanece nos quadros fixados pelas Leis nos 233, de 24-XII-48 e 2456, de 30-XII-53 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-53 e 1954-58, sendo que na comarca de Registro pela lei no 2456 supracitada.

Lei Estadual no 5285, de 18 fevereiro de 1959, desmembra do Município de Registro, o Município de Sete Barras.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Registro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Registro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: