Início » São Paulo » Pariquera-Açu


Pariquera-Açu - São Paulo



Pariquera-Açu é um município do estado de São Paulo, no Brasil.

"Pariqueraçu" tem origem na língua tupi, significando "canal de pesca dormente grande", através da junção de pari (canal de pesca), ker (dormir) e ûaçu (grande).

Em meados de século XVIII, havia duas maneiras de viajar de Iguape para Xiririca, nenhuma das quais muito confortáveis: subir a Ribeira de Iguape (que ainda não era chamada de rio) em frágeis canoas ou batelões impelidos a vara, ou atravessar, a pé ou em lombo de burro, as ínvias picadas do sertão.

História da cidade de PARIQUERA-AçUSãO PAULO

Em meados do século XVIII, a comunicação entre o litoral de Iguapé e o interior onde se localizavam as minas de ouro de Xiririca (hoje ldorado), era feita por via fluvial através do Rio ribeira, ou por tropas de burros por via terrestre.

Nesse último caminho, havia um pouso à margem do Rio Pariquera-Açu, que no tupi significa "grande cercado de peixes, arruinado", pouso este conhecido primeiramente apenas como "Pousada", em torno da qual se iniciou um pequeno povoado.

Em virtude da abundância de palmeira "Guaricanga" o núcleo passou a receber essa denominação.

Por volta de 1860, o governo provincial estabeleceu diversas colonias para fixação do imigranteeuropeu no território paulista, criando então a "Colonia Pariquera-áçu" junto à aldeia de Guaricanga, mas que na realidade só coméçou a receber os primeiros colonizadores poloneses, italianos, húngaros, alemães e suíços em 1895.

O desenvolvimento da colonia foi relativamente lento, em virtude da dificuldade de acesso e escoamento da produção, principalmente o arroz, mas em fevereiro de 1935, foi criado o distrito de paz no Município de Jacupiranga.

A autonomia politico-administrativa de Pariquera-Açu deu-se em dezembro de 1953, com terras desmembradas de Iguapé, Registro e Jacupiranga.

GENTíLICO: PARIQUERENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Pariquera-Açu, por Decreto-lei Estadual no 6959, de 11 de fevereiro de 1935, no Município de Jacupiranga.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, é distrito judiciário do Município de Jacupiranga.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual no 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Pariquera-Açu permanece no Município de Jacupiranga.

Assim figurando no quadro fixado pelo Decreto Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938 para vigorar 1939-1943.

Em virtude do Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Distrito de "Pariquera-Açu" permanece no Município de Jacupiranga.

No quadro fixado pelo Decreto-lei Estadual no 14334, de 30-XI-1944 para vigorar em 1945-1948,

o Distrito de Pariquera-Açu figura igualmente no Município de Jacupiranga. Assim permanece no quadro fixado pela Lei Estadual no 233, de 24-XII-1948, paa vigorar em 19491953.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pariquera-Açu, por Lei Estadual no 2456, de 30 de dezembro 1953, desmembrado de Jacupiranga. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de fevereiro de 1955.

Fixado o quadro para vigorar, respectivamente, no período de 1954-1958, o município é constituído

do Distrito Sede. Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pariquera-Açu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pariquera-Açu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: