Início » São Paulo » Parapuã


Parapuã - São Paulo



Parapuã faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 21º46′05" sul e a uma longitude 50º46′18" oeste, estando a uma altitude de 486 metros.

Fundador: Luiz de Souza Leão

Possui uma área de 366,22km². Distâncias:

História da cidade de Parapuã

Em janeiro de 1934, Luiz de Souza Leão, adquiriu de Joaquim Abarca uma gleba de 706 alqueires de terra, no divisor de águas entre os rios Aguapeí ou Feio e o do Peixe, no município de Rinópolis, loteando uma parte para constituição de um patrimônio ao qual deu o nome de Canaã, como um símbolo de terra prometida bíblica.

O empreendimento passou a atrair interessados e em 1937 foi construído o primeiro hotel, incrementando o comércio e a agricultura.

Foi inaugurada a igreja em 8 de dezembro de 1941, mandada construir pelo fundador Luiz de Souza Leão.

A criação do Distrito de Paz de Canaã, deu-se em julho de 1943, no território de Tupã, passando a município em novembro de 1944, alterando o nome para Parapuã.

Segundo Theodoro Sampaio, no tupi ´pará-poan´significa união de rios ou alto rio, e que seria também o nome do rio Feio.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Parapuã, pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, desmembrado do município de Tupã. Sede atual distrito de Parapuã (ex-povoado de Canaã). Constituído do distrito sede. Instalado em 0-01-1945.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Parapuã: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Parapuã? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: