Início » São Paulo » Nova Luzitânia


Nova Luzitânia - São Paulo



Nova Luzitâniaé faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º51′22" sul e a uma longitude 50º15′42" oeste, estando a uma altitude de 420 metros. A cidade tem uma população de 3.441 habitantes (IBGE/2010). Nova Luzitânia pertence à Microrregião de Auriflama. Possui uma área de 74,1km².

Dados do Censo - 2010

População Total: 3.441

História da cidade de Nova Luzitânia

A colonização das fazendas Barra Grande do Mato Grosso e Cajarana, pela família Pereira, e a consequente fundação da cidade vizinha, Gastão Vidigal, atraíram novos povoadores que vieram radicar-se na região, abrindo fazendas dedicadas ao cultivo do arroz, café, milho e algodão e ainda à pecuária.

Por volta de 1935, os Lusitanos Sebastião Pedro da Silva e João Batista Moreira deram início à fundação do povoado, doando as terras necessárias para construção da capela, dedicada ao Padroeiro, São Pedro.

Nessa época a povoação ficou conhecida por Cabajá e, segundo crônica local, derivou de ´ acaba já ´, usada para definir a escassez de mercadorias do seu comércio, em virtude da distância e dificuldade de acesso às cidades próximas. Mais tarde foi adotada a denominação Nova Luzitânia em homenagem dos fundadores à sua terra natal.

A distância foi responsável pelo lento desenvolvimento, somente ativado a partir de 1953. Mas a fase de maior desenvolvimento iniciou-se em 1980 após a instalação de um destilaria de álcool, no Município próximo de Araçatuba, dando impulso às lavouras de cana-de-açúcar de Nova Luzitânia.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nova Luzitânia, pela lei nº 2456, de 30 de 12-1953, subordinado ao município de Gastão Vidigal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito Nova Luzitânia figura no município de Gastão Vidigal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Luzitânia, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do muniocípio de Gastão Vidigal e Araçatuba. Constituído do distrito sede. Instalado 21-03-1965.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Luzitânia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Luzitânia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: