Início » São Paulo » Gavião Peixoto


Gavião Peixoto - São Paulo



Gavião Peixoto faz parte do estado de São Paulo. Município criado em 27 de dezembro de 1995.

Encontra-se a uma latitude 21º50′20" sul e a uma longitude 48º29′41" oeste, estando a uma altitude de 515 metros. A população avaliada em 2004 era de 4.120 habitantes.

Possui uma área de 243,7km².

História da cidade de Gavião Peixoto

Gavião Peixoto tem origem no início do século. O governador do Estado implantou uma política de interiorização habitacional e foi criado o projeto de Nova Europa, Nova Paulicéia e Gavião Peixoto. O decreto de criação da cidade foi assinado em 12 de janeiro de 1907. As terras pertenciam a Sesmaria de Cambuhy, cujo proprietário era o Conselheiro Bernardo Avelino Gavião Peixoto. Em sua homenagem, o núcleo formado às margens do Rio Jacaré-Guaçu, recebeu seu nome. Depois veio a ferrovia, por meio da estrada de ferro Douradense, útil para o escoamento da produção e para o transporte de pessoas e cargas. A usina hidrelétrica, construída pela Companhia de Força e Luz de Jaú, começou a ser formada em 1908.

Os operários ficavam alojados no local onde é hoje a praça da cidade. Com a usina, interesses econômicos trouxeram novos habitantes para Gavião Peixoto. Hoje, pertencendo a CPFL, a usina ainda fornece energia, por meio de seus geradores originais importados da Inglaterra. Muitos russos vieram para a cidade na época da Revolução Russa. Com a febre amarela, essa colônia russa foi praticamente dizimada. Hoje, resta apenas um cemitério no bairro rural de Nova Paulicéia. A ferrovia foi desativada em 1969 e a cidade só volta a ter acesso fácil às cidades da região por meio das rodovias (SP-331 e Rodovia Nelson Barbieri, que liga Gavião Peixoto a Araraquara. O fim da estrada de ferro provocou um declínio na economia do local, agravado com a quebra na lavoura do algodão. A cultura de laranja responde por 53% da economia e a cana-de-açúcar por mais 38%. No caso da laranja quatro empresas dominam o setor: Fischer, Cutrale, Marchesan e Maruiama. Uma nova fase na economia de Gavião Peixoto está para começar, o município foi escolhido para ser sede da segunda fábrica da Embraer.

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Nova Paulicéia, pelo decreto-lei estadual nº 1328, de 31-10-1912, com sede no núcleo colonial de mesmo nome, no Município de Araraquara.

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o distrito de Nova Paulicéia figura no município de Araraquara.

Pela lei nº 1993, de 05-12-1924, transfere a sede do distrito para o povoado de Gavião Peixoto, assumindo o distrito a esta denominação.

Em divisão administrativa referente ao no de 1933, o distrito de Gavião Peixoto (ex-Nova Paulicéia) figura no município de Araraquara.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Gavião Peixoto permanece no município de Araraquara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Gavião Peixoto, pela lei estadual nº 9330, de 27-12-1995, desmembrado do município de Araraquara. Sede no antigo distrito de Gavião Peixoto. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Alteração toponímica distrital

Nova Paulicéia para Gavião Peixoto, alterado pela lei nº 1993, de 05-12-1924.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Gavião Peixoto: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Gavião Peixoto? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: