Início » São Paulo » Catiguá


Catiguá - São Paulo



Catiguá faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 21º02′58" sul e a uma longitude 49º03′30" oeste, estando a uma altitude de 483 metros. A cidade tem uma população de 7.127 habitantes (IBGE/2010). Catiguá pertence à Microrregião de Catanduva.

A história de Catiguá se inicia com a criação de dois pequenos povoados às margens do Rio São Domingos: Vila Santa Isabel e Vila Mariana.

A antiga Vila Santa Isabel estava localizada entre o Rio São Domingos e o Córrego dos Cândidos, e recebeu este nome em homenagem à mulher de Artur Ortenblad, doadora do terreno onde foi construída a praça e a capela de Santa Isabel.

História da cidade de CATIGUá - SãO PAULO

A origem data da criação de dois pequenos povoados junto ao rio São Domingos - Povoados de Vila Santa Isabel e Vila Mariana.

A antiga Vila Santa Isabel situava-se em duas encostas, uma voltada para o rio São Domingos e outra para o córrego dos Cândidos. Essa vila levou o nome em homenagem a Dona Isabel, mulher de Arthur Ortenbrad, que foi quem doou o terreno onde foi construída a praça de Santa Isabel e erguida a capela do mesmo nome.

A outra vila, a de nome Mariana, também se situava em duas vertentes, sendo uma para o rio São Domingos e outra para o córrego Bate Panela. Nessa vila, Manoel Caetano e José Rodrigues, doaram terreno destinado à construção da praça de São Sebastião e construíram a capela do mesmo nome. Em 20 de novembro de 1910, mais o menos, o povoado de Vila Santa Isabel passou a chamar-se Vila Ibarra.

Em 1921, Vila Mariana foi elevada à categoria de Distrito, com o nome de Catupiry e em seguida instalado o Cartório de Paz, jurisdicionado ao Município de Catanduva. Em 1929, Vila Ibarra também foi elevada à categoria de Distrito, ligada a Tabapuã.

Com a abertura de estradas de rodagem e com passagem dos trilhos da Estrada de Ferro Araraquara, houve um surto de crescimento e progresso, devido à facilidade de escoamento da produção da região. Nessa época, encorajada pelo desenvolvimento, foram instaladas duas fábricas no Distrito de Ibarra, e no Distrito de Catupiry duas indústrias.

Em 1938, os dois Distritos foram fundidos em um só, com a denominação de Catiguá, cuja instalação deu-se em 1939, ficando subordinado ao Município de Catanduva.

GENTíLICO: CATIGÜENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Catiguá, por Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, no Município de Catanduva.

O Distrito de Catiguá, com território do extinto Distrito de Catupiry, e do extinto Distrito de Ibarra, desmembrado do Município de Tabapuã.

Em 1939-1943, o Distrito de Catiguá figura no Município de Catanduva,

Assim permanecendo no quadro fixado, pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, para vigorar em 1945-1948, bem como nos quadros fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-12-1948 e 2456, de 30-12-1953, para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Catiguá, por Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de1959, desmembrado de Catanduva, Sede no antigo Distrito de Catiguá. Constituído do Distrito Sede, sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o Município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-07-1997.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Catiguá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Catiguá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: