Início » São Paulo » Araçoiaba da Serra


Araçoiaba da Serra - São Paulo



Araçoiaba da Serra faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 23º30′19" sul e a uma longitude 47º36′51" oeste, estando a uma altitude de 625 metros. A população avaliada em 2007 era de 24.022 habitantes. Possui uma área de 255,5km².

A formação da Câmara Municipal de Araçoiaba da Serra, confunde-se com a própria fundação do município. A semente foi plantada nos idos do ano de 1825, quando o Padre Gaspar Antonio Malheiros, pároco da paróquia de São João Batista, da Real Fabrica de Ferro do Ipanema, concorda com o Alferes Bernardino José de Barros na mudança da Paróquia para um lugar denominado Bairro de Campo Largo, e também mudando o padroeiro da mesma; de São João Batista para Nossa Senhora das Dores cuja esposa era devota. Então em 12 de Dezembro de 1825 o Padre Gaspar, recebe do Alferez Bernardino uma Capela de madeira semi-acabada para solidificar a mudança da paróquia a qual recebe o nome de Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Campo Largo de Sorocaba, terminando sua construção nos fins de 1826. E então a 15 de Novembro de 1826, com grande festa é transferida da casa do Alferes Bernardino, para o altar mor da Capela, a imagem de N. S. das Dores, e sob a proteção da Mãe Santíssima o lugar vem se desenvolvendo, devagar, más sempre. Até que em 14 de Novembro de 1857, através da Lei Provincial de nº 23 de 07 de Abril de 1857, o Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba e seu secretário procedem a instalação da Vila de Campo Largo de Sorocaba e dá posse aos primeiros vereadores da mesma. A intenção deste trabalho, foi apenas de deixar para os futuros e curiosos cidadãos araçoiabanos alguma coisa sucinta para pesquisas escolares, curiosidade e informação. Reflexão da Pesquisa Povo que não conserva seus guardados é um povo sem memória, povo sem memória é um povo que não se identifica, povo que não se identifica, não é povo, nunca será Nação http://www.aracoiaba.sp.gov.br/v1/arquivos/Hist_Parte1.pdf

Norte: Iperó

História da cidade de ARAçOIABA DA SERRASãO PAULO

No início do século XIX foi instalada nas terras de Sorocaba, a Fábrica de Ferro Ipanema, em cujos arredores residiam, espalhados, seus funcionários e escravos. Planejando reuni-los num povoado, D. João VI criou, em 1817, a Paróquia de São João Batista, com prerrogativas de freguesia (Distrito).

O diretor da fábrica, Frederico Luís Guilherme Varnhagem, aborreceu-se com a instalação da freguesia, por entender que para ele afluiriam pessoas estranhas à Fábrica e em suas terras deveriam residir apenas funcionários da Empresa.

Diante do impasse criado, o Padre Gaspar Antônio Malheiros conseguiu da Coroa Imperial, através do Bispo Dom Matheus de Abreu Pereira, autorização para transferir a freguesia de local. Foi escolhido um antigo pouso de tropeiros, Campo Largo, a seis quilômetros do lugar inicialmente determinado, onde

o alferes Bernardino José de Barros havia construído uma capela. O Padre Gaspar instalou a Paróquia, em 1821, com o nome de Campo Largo, devido às extensas planícies ali existentes. A Vila de Campo Largo de Sorocaba, categoria a que foi elevada em 1857, perdeu sua autonomia em 1934, reconquistando-a dois anos depois.

A denominação Araçoiaba da Serra foi adotada, em 1944, em alusão ao morro Araçoiaba é Topônimo indígena que significa "Morro em forma de Chapéu", acrescentou-se " da Serra" por estar o município nas proximidades desse morro.

GENTíLICO: ARAçOIABANA

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Campo Largo, por Alvará, de 20 de fevereiro de 1821, no Município de Sorocaba.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Campo Largo de Sorocaba, por Lei Provincial nº 23, de 07 de abril de 1857, desmembrado de Sorocaba. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 15 de novembro de 1857.

Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Em divisão administrativa do Brasil, referente ao ano de 1911, o Município de Campo Largo de Sorocaba é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em virtude do Decreto Estadual nº 6530, de 03 de junho de 1934, reconduz o Município de Campo Largo de Sorocaba a condição de Distrito, incorporando ao Município de Sorocaba.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, figura como Distrito judiciário do Município de Sorocaba.

Elevado novamente a Categoria de município com a denominação de Campo Largo de Sorocaba, por força da Lei nº 2695, de 05 de novembro de 1936, desmembrado de Sorocaba. Constituído do Distrito Sede. Sua reinstalação verificou-se no dia 27 de Junho de 1937.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, figura o Município de Campo Largo de Sorocaba, pertencente ao termo judiciário de Sorocaba, da comarca de Sorocaba, e figurando com 1 só Distrito, Campo Largo de Sorocaba.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Campo Largo de Sorocaba pertence ao termo judiciário de Sorocaba, da comarca de Sorocaba e, permanece com o Distrito Sede.

Pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, o Município e o Distrito de Campo Largo de Sorocaba passaram a denominar-se simplesmente Campo Largo.

Antigos Município e Distrito de Campo Largo que pelo Decreto-lei Estadual nº. 14334, de 30-XI-1944, passaram a denominar-se Araçoiaba da Serra.

No quadro fixado pelo referido Decreto-lei para vigorar em 1945-1948, o Município de Araçoiaba da Serra ficou composto dos Distritos de Araçoiaba da Serra e Varnhagem e pertence ao termo e comarca de Sorocaba.

Assim figura no quadro fixado pela Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948 para vigorar em 1949-1953. Constituído dos Distritos de Araçoiaba da Serra e Bacaetava (Ex-Varnhagem), pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 que fixou o quadro para vigorar em 1954-1958, comarca de Sorocaba.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960 o Município de Araçoiaba da Serra é formado dos Distritos de Araçoiaba da Serra, Bacaetaba (Ex-Varnhagem) Capela do Alto e continua pertencendo a comarca de Sorocaba.

Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembra do Município de Araçoiaba da Serra os

Distritos de Capela do Alto e Bacaetava, passando seu distrito incorporar ao Município de Iperó. Em Divisão Territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do Distrito Sede. Assim permanecendo em Divisão Territorial datada de 15-VII-1997.

ALTERAçõES TOPONíMICAS MUNICIPAIS

Campo Largo de Sorocaba -para Araçoiaba da Serra alterado por força do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Araçoiaba da Serra: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Araçoiaba da Serra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: