Início » Sergipe » Poço Redondo


Poço Redondo - Sergipe



Poço Redondo faz parte do estado de Sergipe.

A colonização do território do município teve início no final do século XVII e início do XVIII, e está vinculada ao morgado de Porto da Folha. O povoado Curralinho surgiu em 1877, possuía uma escola e ficava às margens do rio são Francisco. Em 1902, Manoel Pereira se estabeleceu com uma fábrica de descaroçar algodão no arraial Porto de Cima, transferindo-a logo depois, para uma região há um quilômetro de distância. Outros habitantes foram atraídos para a região, que passou a ser chamada de "Poço Redondo", pois o local era semicirculado pelo riacho Jacaré. A instalação ocorreu em 1956, quando o então povoado Poço Redondo foi elevado a Sede do Município.

Poço Redondo tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.. Encontra-se a uma latitude 09º48′18" sul e a uma longitude 37º41′04" oeste, estando a uma altitude de 188 metros. A população avaliada em 2004 era de 29 032 habitantes. Possui uma área de 1220,2km². É neste município que se encontra a nascente do rio Sergipe.

História da cidade de Poço Redondo Sergipe - SE

A conquista do território está vinculada ao morgado de Porto da Folha, cuja penetração teve início no fim do século XVII e começo do século XVIII.

O povoado de Curralinho, localizado às margens do rio São Francisco, contando com uma escola primária, surgiu em 1877.

A partir de 1902, Manoel Pereira se estabeleceu com uma fábrica de descaroçar algodão no arraial Porto de Cima, transferindo-a, logo depois, para um lugar, distante um quilômetro daquele em que se encontrava. A iniciativa atraiu os demais habitantes que também se mudaram para Poço Redondo, nome ligado ao fato de encontrar-se, o local, semicirculado pelo riacho Jacaré.

A instalação ocorreu em 1956, quando o então povoado Poço Redondo foi elevado a Sede do Município.

Gentílico: poço-redondense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Poço Verde, pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembrado do município de Pôrto da Fôlha. Sede no atual distrito de Poço Redondo. Constituído do distrito sede. Instalado em 06-02-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Poço Redondo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Poço Redondo? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. iolanda's avatariolanda

    olha como faco pra encontrar pessoas dai de poco redondo pois meu marido gostaria de encontrar os irmao dele e nao sabe como.sera que vc pode ajudar

    #1 – 30/12/2016 - 22:06

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: