Início » Sergipe » Japaratuba


Japaratuba - Sergipe



Japaratuba é um município do estado de Sergipe, no Brasil. Localizado no Vale do Cotinguiba, na Zona Norte do Estado e distante apenas 54 quilômetros de Aracaju, Japaratuba é um município com 374,3 quilômetros quadrados e com população estimada em 16 901 habitantes, segundo o censo de 2010.

"Japaratuba" é um termo oriundo da língua tupi. Significa "ajuntamento de japaras", através da junção de japara, "japara" e tyba, "ajuntamento". O termo "japara" se refere aos terrenos arenosos, à beira-mar, alagáveis no inverno.

Localizado no Vale do Cotinguiba, na Zona Norte do estado e distante apenas 54 quilômetros de Aracaju, Japaratuba é um município com 374,3 quilômetros quadrados e com população estimada em 16 901 habitantes, segundo o censo de 2010. Desde a sua formação, estabeleceram-se engenhos em volta da missão, motivo pelo qual recebeu um grande fluxo de escravos. De acordo com o historiador Felisbelo Freire, o município chegou a ter mais escravos do que pessoas livres. O município também abrigou um dos mais importantes quilombos de Sergipe, hoje o povoado Patioba. Japaratuba foi emancipada em 11 de junho de 1859. Em 24 de agosto de 1934, pelo Decreto-lei 238, do então interventor federal coronel Augusto Maynard Gomes, a sede do município de Japaratuba foi elevada à categoria de cidade. O município mantém suas tradições, como a Festa das Cabacinhas, artesanato e grupos folclóricos.

História da cidade de Japaratuba Sergipe - SE

A história desse município é contraditória até na definição do nome. Para alguns historiadores, como Pirajá da Silva, Japaratuba vem de yapara+tyba, que quer dizer "sítio onde existe abundância dearcos". Para outros, como Pascal D′ávila, o nome significa "rio de muitas voltas". Há ainda outra corrente, como a do historiador japaratubense Antônio Wanderley, que afirma que a palavra Japaratuba é de origem indígena e quer dizer "muito terreno arenoso à beira-mar", ou ainda "terras de areias brancas". Para nós, restam apenas duas certezas: Japaratuba vem do tupi-guarani e é nome de um rio. Foi também nome de um dos chefes indígenas que habitavam a área na época de sua descoberta, no século XVI.

Gentílico: japaratubense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Japaratuba, pela Resolução Régia, de 02-01-1811 e por Resolução nº 403, de 21-06-1854.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Japaratuba, pela lei provincial nº 555, de 1106-1859, desmembrado de Capela. Sede na antiga vila de Japaratuba. Instalado em 11-07-1859.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948 o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Japaratuba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Japaratuba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: