Início » Sergipe » Cumbe


Cumbe - Sergipe



Cumbe faz parte do estado de Sergipe.

O município de Cumbe está distante 90Km da capital Aracaju, possui uma área de 129,2km² e uma população de 3718 habitantes. Às margens do Rio Japaratuba, possui clima saudável e ameno, mas por está localizado entre o agreste e o semi-árido sergipano sofre, às vezes, com o período da estiagem. Em 1953, o então povoado de Cumbe, pertencente a Nossa Senhora das Dores, foi elevado à condição de município.

Até a década de 50 foi um grande produtor de algodão e chegou a possuir três fábricas descaroçadoras, mas devido aos incentivos financeiros à pecuária, o algodão foi substituído pelo capim e pela agricultura de subsistência.

História da cidade de Cumbe Sergipe - SE

Município desmembrado do território de Nossa Senhora das Dores, em tempos remotos, quando ainda povoado e pertencente a esse Município, situava-se em terras de domínio de Pero Novais Sampaio, cujas terras por sua vez faziam parte do território de Nossa Senhora da Purificação de Capela, antes da criação do Município de Nossa Senhora das Dores.

Sua elevação à Freguesia ocorreu a 28 de abril de 1858, por Resolução Provincial nº 491, sendo elevado à município pela Lei Estadual nº 525-A de 25 de novembro de 1953, sendo que sua instalação só veio concretizar-se a 31 de janeiro de 1955.

Gentílico: cumbense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cumbe, pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembrado do município de Nossa Senhora das Dores. Sede no atual distrito de Cumbe ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-10-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cumbe: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cumbe? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: