Início » Santa Catarina » Zortéa


Zortéa - Santa Catarina



Zortéa faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º27′05" sul e a uma longitude 51º33′19" oeste, estando a uma altitude de 680 metros. A população avaliada em 2011 é de 3.018 habitantes.

Possui uma área de 190,149km².

Na década 1930/1940, começa a história do município com a instalação de algumas famílias de fazendeiros vindas do município de Campos Novos. Descendentes de paulistas, as famílias do major Cipriano Rodrigues de Almeida, e a família de Felisberto dos Santos, foram as primeiras a habitar o município que já contava com alguns caboclos que moravam nas margens do Rio Pelotas, na divisa com o Rio Grande do Sul. Estas famílias com a ajuda dos negros descendentes de escravos, foram desbravando as matas de pinheirais, transformando-as em rocios e fazendas. Trabalhavam com a agricultura de subsistência e criavam gado.

História da cidade de Zortéa

No início do século XX, o município de Zortéa era uma extensa fazenda de propriedade do Sr. Cipriano Rodrigues de Almeida, na qual a atividade principal era a criação de gado bovino, sendo esta desenvolvida por capataz e peões.

Por volta de 1930, Alberto Santos comprou certa quantia de terras que pertencia ao mesmo fazendeiro Sr. Cipriano. Com a ajuda dos negros descendentes de escravos, que também viviam na região, os fazendeiros abriram picadas nas matas e deram início à agricultura de subsistência.

Em 1939 começaram a chegar os descendentes de italianos, representados por diversas famílias. Em 1946, atraídos pelos pinheirais, os irmãos Dambrós montaram uma pequena serraria, que futuramente os Srs. Antônio Zortéa Primo e Guilherme Brancher ampliaram e transformaram em uma grande indústria de esquadrilhas e compensados. Com o desenvolvimento da indústria Zortéa Brancher teve origem uma pequena vila.

O nome Zortéa é uma homenagem feita a um de seus desbravadores e fundadores, Antônio Zortéa Primo.

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Zortéa, pela Lei Estadual n.º 5.946, de 23-09-1981. Desmembrado do distrito de Tupitinga, subordinado ao município de de Campos Novos.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Zortéa figura no município de Campos Novos

Elevado à categoria de município com a denominação de Zortéa, pela Lei Estadual n.º 10.051, de 29-12-1995, desmembrado de Campos Novos. Sede no antigo distrito de Zortéa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Zortéa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Zortéa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: