Início » Santa Catarina » São Lourenço do Oeste


São Lourenço do Oeste - Santa Catarina



São Lourenço do Oeste é uma cidade brasileira do estado de Santa Catarina. Sua população é (CENSO 2010) 21.797 habitantes.

O perímetro urbano foi projetado com ruas largas e avenidas ortogonais amplas, proporcionando segurança e fluidez no trânsito. Em geral, a largura das ruas é de 25 metros, tendo como avenida principal a Avenida Brasil, com 35 metros de largura.

A imponência de sua Igreja matriz, construída e inaugurada por volta de 1966, é destacada pela sua arquitetura. Em frente a igreja fica a Praça da Bandeira, onde nos finais de semana a juventude se encontra, e grande parte dos eventos realizados no município têm a praça como referência

História da cidade de São Lourenço do Oeste Santa Catarina - SC

Os primeiros imigrantes, a maioria de origem italiana e alemã, instalaram-se no Município em 1948, vindos de diversas partes do Estado de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná.

O primeiro nome desta localidade foi Catanduva, devido a um tipo de vegetação com o mesmo nome.

A efetiva colonização ocorreu na década de 1950. Ocasião em que pertencia a Chapecó e cuja denominação mudou-se para Bracatinga. Essa colonização foi efetuada pela Empresa Colonizadora Saudades Ltda., com sede em Chapecó, tendo instalado a primeira indústria da região, uma serraria.

Em 1951, a localidade passou à categoria de distrito e recebeu o nome de São Lourenço. Quando foi criado o Município, em 1958, passou a denominar-se São Lourenço do Oeste.

Gentílico: lourenciano ou lourencense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de São Lourenço, ex-povoado, pela lei municipal nº 23, de 22-08-1951, desmembrado do distrito de Campo Erê, subordinado ao município de Chapecó.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de São Lourenço permanece ao município de Chapecó.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Lourenço do Oeste, pela lei estadual nº 348, de 21-VI-1958, desmembrado de Chapecó. Sede no atual distrito de São Lourenço do Oeste ex-São Lourenço. Constituído de distrito sede. Instalado em 26-07-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual nº 755, de 26-09-1961, São Carlos os distritos de Leoberto Leal, Novo Horizonte e Presidente Juscelino.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: São Lourenço do Oeste, Leoberto Leal, Novo Horizonte e Presidente Juscelino.

Pela lei estadual nº 5402, de 30-11-1977, o distrito de Leoberto Leal passou a denominar-se Frederico Wastner.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 4 distritos: São Lourenço, Frederico Wastner, Novo Horizonte e Presidente Juscelino.

Pela lei estadual nº 8530, de 09-01-1992, desmembra do município de São Lourenço do Oeste, o distrito de Novo Horizonte. Elevado à categoria de município.

Através da lei municipal nº 744, de 25-05-1992, é criado o distrito de São Roque e anexado ao município de São Lourenço do Oeste.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: São Lourenço do Oeste, Frederico Wastner, Presidente Juscelino e São Roque.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Lourenço do Oeste: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Lourenço do Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: