Início » Santa Catarina » Jacinto Machado


Jacinto Machado - Santa Catarina



Jacinto Machado faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º59′51" sul e a uma longitude 49º45′49" oeste, estando a uma altitude de 28 metros. Sua população em 2006 era de 10.923.

A localidade chamada Volta Grande levava esse nome porque era necessário dar uma grande volta para chegar à pequena vila, pois o caminho de acesso margeava o Rio da Pedra até chegar onde é hoje Jacinto Machado. Volta Grande foi oficialmente elevada à categoria de vila em 1938, passando a receber o nome de Jacinto Machado em 1943, em homenagem ao brigadeiro Jacinto Machado Bittencourt, catarinense, natural de Desterro (hoje Florianópolis), que defendeu o Brasil na Guerra do Paraguai. A população local rejeitou o nome imposto pelo Governo do Estado da época, sugerindo o nome de Arizona, mas não foi ouvida. Jacinto Machado foi fundado como município em 21 de junho de 1958, pela Lei nº 348, e emancipado de Turvo em 23 de julho do mesmo ano.

Segundo relatos colhidos dos antigos moradores, o primeiro professor Calisxto de Araújo, conhecido por Mestre Chico, de etnia negra, vindo da Serra e muito estimado pela comunidade, foi contratado pelos pais dos alunos e passou a lecionar em 1923 em casas alugadas, já que não existiam escolas.

História da cidade de Jacinto Machado Santa Catarina - SC

Entre os primeiros colonizadores assinalava-se Antonio Candiotto que, fixou-se com a família, proveniente de Cocal.

Segundo o Padre Herval Fontanela, pároco de Jacinto Machado, de 1913 a 1915 a região era habitada por caboclos.

As terras do atual Município chamava-se Volta Grande, devido à volta que o rio Serra da Pedra faz entre a Cidade e o bairro Gávea, pois o caminho, na época da colonização era sempre feito junto ao rio.

A Vila Volta Grande, em 1930, elevou-se a Distrito, passando a denominar-se Jacinto Machado em 1943, numa homenagem ao General da Guerra do Paraguai, Jacinto Machado Bitencourt.

Gentílico: jacinto machadense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Volta Grande, por lei estadual nº 1709, de 1110-1930, com território desmembrado do distrito de Sombrio, subordinado ao município de Araranguá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Volta Grande figura no município Araranguá. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Volta Grande, permanecendo no município de Araranguá. Pelo decreto lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de Volta Grande passou a denominar-se Jacinto Machado. Pela lei estadual nº 247, de 30-12-1948, o distrito transfere o distrito de Jacinto Machado município de Araranguá para o de Turvo. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito Jacinto Machado figura no muncípio de Turvo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jacinto Machado, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Araranguá. Sede no antigo distrito de Jacinto Machado. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-07-1958.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alteração Toponímica distrital

Volta Grande para Jacinto Machado alterado, pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-121943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jacinto Machado: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jacinto Machado? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: