Início » Santa Catarina » Ibiam


Ibiam - Santa Catarina



Ibiam faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º10′53" sul e a uma longitude 51º14′13" oeste, estando a uma altitude de 724 metros. A população avaliada em 2011 era de 1.944 habitantes.

A origem da ocupação humana moderna em Ibiam, assim como das localidades próximas, remonta ao início do século XX, com a instalação da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande na região. Esse foi o grande impulso para o desenvolvimento dos novos povoados em todo o Oeste Catarinense.

A partir de 1920, começou a chegada dos primeiros colonizadores de origem européia, em sua grande maioria descendentes de imigrantes italianos e alemães oriundos do Rio Grande do Sul, principalmente da Garibaldi e Bento Gonçalves.

História da cidade de Ibiam

A colonização da região onde hoje se encontra o município de Ibiam começou em 1920, com a chegada, em sua grande maioria descendentes, de imigrantes italianos e alemães oriundos do Rio Grande do Sul, principalmente da região de Garibaldi e Bento Gonçalves.

A colonização das localidades próximas a estrada de ferro foi o grande impulso para o desenvolvimento dos novos povoados e a partir desta realidade é que começou verdadeiramente a história de progresso da região oeste.

Seu primiero nome foi Ponte Alta. Seu nome atual é de origem indígena e significa terra elevada.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ibiam, pela Lei Municipal n.º 99, de 26-02-1954, subordinado ao município de Tangará.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Ibiam figura no município de Tangará.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-06-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ibiam, pela Lei Estadual n.º 9897, de 20-07-1995, desmembrado de Tangará. Sede no antigo distrito de Ibiam. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-07-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ibiam: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ibiam? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: