Início » Santa Catarina » Frei Rogério


Frei Rogério - Santa Catarina



Frei Rogério faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º10′29" sul e a uma longitude 50º48′17" oeste, estando a uma altitude média de 950 metros. Sua população em 2010 era de 2.480 habitantes .

Frei Rogério possui um terreno suavemente ondulado e abriga uma verdadeira colônia japonesa no sul do Brasil. O município recebeu imigrantes italianos, japoneses, poloneses e alemães que vieram ao país depois da Segunda Guerra Mundial. A maioria das famílias japonesas habitam a comunidade de Celso Ramos.

O município recebeu este nome em homenagem a um padre (Frei Rogério Neuhaus) que viveu na região e auxiliou o povo que sofreu com a Guerra do Contestado. Rogério Neuhaus (1863-1934) era alemão, pertencia a ordem dos franciscanos e chegou a região em 1904 . O padre atuou como um mediador entre governo, autoridades e os fanáticos criados pela Guerra do Contestado.

História da cidade de Frei Rogério

Santa Catarina — SC

Até 1948 o município não existia, e esta região pertencia ao Distrito de Liberata - que hoje é município de Fraiburgo, e eram terras do governo.

No município existia muita madeira, principalmente o pinheiro. Então madeireiros vindos de várias regiões começaram a montar barracas na região para derrubar as árvores e construir serrarias.

Adolfo Soletti logo se preocupou com a educação das crianças construindo uma casa onde dava-se aula e rezava-se missa e terços com todos os moradores que os domingos ali se reunião. No dia 26 de janeiro de 1949, Frei Gustavo Weddenhoff rezou a 1º missa na colônia Frei Rogério.

Em 1951 começaram a chegar no município os descendentes de italianos vindos de Orleães - Sul do Estado. As famílias que aqui vieram foram: de Lorenzi, Pillon, Bogo, Soletti e Mazzuco. Estes adquiriram terras e iniciaram o cultivo de milho, feijão, trigo, e pequena criação de gado. Outros construíram moinhos a água para obterem as farinhas para manutenção das famílias aqui existentes. Surgiram também gaúchos que fundaram casas de comércio para atender a população.

O nome Frei Rogério surgiu em homenagem a um padre que aqui viveu por muitos anos, fazendo suas peregrinações e auxiliando todo aquele povo que sofreu com a guerra do Contestado, principalmente o sertanejo.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Frei Rogério, pela Lei Municipal n.º 31, de 08-02-1957 ex-povoado, desmembrado do distrito de Liberata, subordinado ao município de Curitibanos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Frei Rogério figura no município de Curitibanos.

Elevado à categoria de município com a denominação de Frei Rogério, pela Lei Estadual n.º 9.896, de 20-07-1995, desmembrado de Curitibanos. Sede no antigo distrito de Frei Rogério. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Frei Rogério: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Frei Rogério? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: