Início » Santa Catarina » Doutor Pedrinho


Doutor Pedrinho - Santa Catarina



Doutor Pedrinho faz parte do estado de Santa Catarina.

Entre os anos de 1910 a 1920, nas terras que fazem parte do vale do rio Benedito Novo, existia uma pequena fazenda pertencente a Fritz Donner, pioneiro da colônia Benedito-Timbó, localidade que ainda conserva seu nome: "Salto Donner".

História da cidade de Doutor Pedrinho

Entre os anos de 1910 a 1920, nas terras que fazem parte do vale do rio Benedito Novo, existia uma pequena fazenda pertencente a Fritz Donner, pioneiro da colônia Benedito - Timbó, localidade que até hoje conserva o nome, ou seja, Salto Donner.

Por essas terras passaram três jovens sertanistas, Germano Rigo, Natal Notari e Fausto Noriller, os quais orientados pelo velho pioneiro, começaram a subir o rio Benedito Novo e seus afluentes, chegando a barra do rio Forcação.

Esta época marca o início da colonização por colonos vindos de Rodeio, Nova Trento, Luiz Alves e outras localidades. A exploração das principais terras coube a Companhia Longo e Bona.

O topônimo é em homenagem ao pai do Governador Aderbal Ramos da Silva.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Doutor Pedrinho, pela Lei Estadual n.º 247, de 30-12-1948, com território desmembrado os distritos de Benedito Novo, subordinado ao município de Rodeio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Doutor Pedrinho figura no município de Rodeio.

Pela Lei Estadual n.º 805, de 20-12-1961, o distrito de Doutor Pedrinho passou pertencer ao novo município de Benedito Novo.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Doutor Pedrinho figura no município de Benedito Novo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Doutor Pedrinho, pela Lei Estadual n.º 1.101, de 04-01-1988, desmembrado de Benedito Novo. Sede no antigo distrito de Doutor Pedrinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989. A execução desta Lei Estadual supensa pela Medida Cautelar n.º 1.566, de 15-07-1988. Até o definitivo julgamento da representação.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Doutor Pedrinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Doutor Pedrinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: