Início » Santa Catarina » Dona Emma


Dona Emma - Santa Catarina



Dona Emma é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 26º59′05" sul e a uma longitude 49º43′32" oeste, estando a uma altitude de 390 metros. A população avaliada em 2011 era de 3753 habitantes.

Possui uma área de 181,018km².

História da cidade de DONA EMMA

Em 1919, uma equipe de medição de terras alcançou um dos afluentes da margem direita do Rio Krauel, dando inicio a colonização da região onde hoje se localiza o municipio de Dona Emma.

Os colonizadores prestaram uma homenagem a esposa do Diretor da Sociedade Colonizadora Hanseática, dando o nome ao rio, sua área colonial e adjacentes, com o nome de Dona Emma

Foram adquiridos os primeiros lotes de terras pelas famílias Albert Koglin, Andréas Schwarz, Alfons Ax, Richard Lindner e outros, dando inicio a vinda de um grande número de imigrantes alemães, italianos, açorianos e poloneses. Formaram-se pequenos núcleos em torno do comércio, escola e igreja da época, dando origem a um pequeno povoado no lugar onde. encontra-se a atual cidade de Dona Emma, que teve como sua primeira denominação oficial, o nome Vila Konder. Em 26-01-1934, pelo Decreto Estadual nº 470, foi criado o distrito Gustavo Richard, em homenagem ao Ex-Governador de Santa Catarina, nome que permaneceu até 1962. Contudo, prevaleceu entre o povo à denominação original de Dona Emma, quando em 17-05-1962, através da Lei Estadual nº 826, foi criado o município, passando a denominar-se pela vontade popular, com o nome de Dona Emma. O município foi instalado em 15-06-1962.

Gentílico: Donemense

Comarca: Presidente Getúlio

Fonte: BIBLIOTECA IBGE, PREFEITURA MUNICIPAL

Autor do Histórico: GILMAR ORSI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Dona Emma: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Dona Emma? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: