Início » Santa Catarina » Água Doce


Água Doce - Santa Catarina



Água Doce faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 26°59′52" sul e a uma longitude 51°33′22" oeste, estando a uma altitude de 969 metros. Sua população é de 6960 habitantes, segundo dados do IBGE 2010.

Possui uma área de 1311km² e é o quinto município em extensão territorial do Estado de Santa Catarina.

Água Doce é um vasto e belo município. Suas terras fazem parte, dos chamados "Campos de Palmas", (porção catarinense), descobertos e colonizados a partir de 1839. Com o Acordo de Limites entre o Paraná e Santa Catarina, passaram a pertencer à êste estado, integradas no então município de Cruzeiro, hoje Joaçaba.

História da cidade de Água Doce

No ano de 1839, o território dos Campos de Palmas, assim chamado devido a grande quantidade de palmeiras que ali haviam, habitado por índios, foi conquistado e ocupado por membros das frentes de expansão Guarapuava/PR. Chefiada por José Ferreira dos Santos e Pedro Ciqueira Cortes, tendo como participantes José Caetano (Barão de Tibagy) e Antônio de Sá Camargo (Visconde de Guarapuava), personalidades que mais tarde, fizeram parte da história do Brasil.

As atividades econômicas desenvolvidas tiveram base na criação e comércio de gado, principalmente o bovino e extração da madeira.

As terras que compreendem o município foram contestadas por Brasil e Argentina e pelos Estados de Santa Catarina e Paraná. Em 1916, passaram a pertencer a Joaçaba, tendo por denominação: Encruzilhada.

Por volta de 1943, torna-se distrito com o nome de água Doce. O nome escolhido teve origem em um pequeno incidente, quando os moradores da vila dirigiam-se em tropas para Marcelino Ramos em busca de mantimentos. Numa dessas viagens, a mula do tropeiro João Líbia, trazendo açúcar, caiu no rio, perdendo toda sua carga e dando a denominação ao rio e ao município.

A partir da segunda década do século XX (a partir de 1923), começaram a migrar os primeiros colonizadores italianos em busca de novas terras, vindos na sua maioria da região nordeste do Rio Grande do Sul.

Com a divulgação destas terras, novos colonos seguiram o caminho dos primeiros contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento.

O aspecto geográfico, de uma região inexplorada que se encontrava coberta de mato, principalmente pinheiro, determinou a formação de uma vila para que as famílias permanecessem unidas.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de água Doce, pelo Decreto-lei Estadual n.º 941, de 31-12-1943, subordinado ao município de Joaçaba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de água Doce permanece no município de Joaçaba.

Elevado à categoria de município com a denominação de água Doce, pela Lei Estadual n.º 348, de 21-06-1958, desmembrado de Joaçaba. Sede no antigo distrito de água Doce. Constituído de 2 distritos: água Doce e Herciliópolis, desmembrado de Joaçaba. Instalado em 25-07-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: água Doce e Herciliópolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Água Doce: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Água Doce? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: