Início » Santa Catarina » Agronômica


Agronômica - Santa Catarina



Agronômica faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º15′54" sul e a uma longitude 49º42′40" oeste, estando a uma altitude de 347 metros. A população avaliada em 2011 era de 4 954 habitantes.

Possui uma área de 135,923km².

A história de Agronômica começou quando excedentes populacionais de Rio dos Cedros e Rodeio, em busca de melhores oportunidades, iniciaram o povoamento do município, em fins do século XIX. As famílias de Júlio Ventúri, Máximo Piseta, Francisco Reuter, Ângelo Finardi e Inácio Fronza, foram as primeiras a chegar. Mais tarde, a colonização se intensificou, representando a fertilidade das terras, excelentes, sobre tudo, para a cultura do arroz, um grande atrativo.

História da cidade de AGRONôMICA

Mosquito, foi o primeiro nome que Agronômica recebeu, era apenas uma estrada que ligava Rio do Sul ao Planalto (Serra do Ilhéus - Pouso Redondo - Curitibanos).. Henrique Reutter fundou a Colônia Mosquito abrindo uma estrada que partia das margens do rio Trombudo, subindo um morro que até hoje leva o seu sobrenome "Morro do Reuter" que logo começou a ser povoado. Por esse morro, cruza a estrada que liga Trombudo Central a Barra do Trombudo, Rio do Sul. Esta estrada era utilizada pelos tropeiros que iniciaciaram uma pequena planície tomada de boas gramíneas, uma ótima pastagem para o gado. Devido a isso, os tropeiros deram o nome de Pastagem, que era distrito de Rio do Sul. As famílias Ziebel e Rôthermel, foram as primeiras a se colocarem, seguidos pelos Tarun, Reutter, Finardi, Skoula, Getthat, Meskle, Venturi, Fronza, Florêncio, Andreatta, Torquatro, Flor, Ferrari, Candim, Brignolli, Andreoni, Gadotti, Mayer, Kubiack, e imigrantes italianos e alemães, atraídos pela fertilidade do solo. O centro começou a ser povoado por volta de 1909. O distrito foi criado com a denominação de Agronômica, foi sugestão do Padre João Del Sales, por ser um lugar que prevalece a agricultura , pela lei estadual nº 637, de 23-12-1960, subordinado ao município de Rio do Sul. Foi promulgado município com a denominação de Agronômica, pela lei estadual 959, de 08-04-1964, desmembrando-se de Rio do Sul. Sua iinstalação ocorreu em 06-06-1964.

Gentílico: Agronomense

Comarca:Rio do Sul

Fonte: BIBLIOTECA DO IBGE - PREFEITURA MUNCIPAL

Autor do Histórico: GILMAR ORSI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Agronômica: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Agronômica? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: