Início » Rio Grande do Sul » Ubiretama


Ubiretama - Rio Grande do Sul



Ubiretama faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Nasceu com a vinda dos imigrantes alemães no ano de 1890, iniciou-se a colonização dividindo a região em lotes que foram distribuídos às famílias. Mais tarde chegaram famílias de descendentes poloneses, italianos, russos e tchecos. Inicialmente era chamado de Laranjeira.

Em 1944 passa a ser chamado de Ubiretama. O rio Laranjeiras que banha o centro da cidade é afluente do Rio Comandaí que também banha o município.

História da cidade de Ubiretama

Ubiretama foi fundada em 24 de julho de 1909, pelo Ato Institucional nº 5, com o nome de Povoado Laranjeira. Contava na época, com 205 habitantes e 34 residências. Pertencia primeiramente a Santo ongelo, na condição de 5º Distrito. Com a emancipação de Santa Rosa em 1931, passou a integrar esse município. Em 1944, o Povoado Laranjeira, por determinação do Poder Competente de Santa Rosa, passou a denominar-se Ubiretama, que a Língua Tupi-Guarani significa Terra Pátria. Em 28 de janeiro de 1955, com a emancipação de Giruá, Ubiretama passou a integrá-lo, na condição de 3º Distrito.

Depois de 86 anos de existência, Ubiretama adquiriu sua emancipação política tão desejada, na data de 28 de dezembro de 1955, com o advento da Lei 10.654, em cumprimento ao disposto no artigo 4º da Constituição Federal e artigo 82, inciso IV da Constituição Estadual. Em 1º de janeiro de 1997, tomou posse a primeira Administração Municipal, tendo como Prefeito Municipal Sr. Luiz Carlos Kitzmann e como Vice-Prefeito o Prof. Niltom Emídio Budel, eleitos em 3 de outubro de 1996, sendo estes recebidos em 3 de outubro de 2000 em segundo mandato.

O Município de Ubiretama fica localizada na região Colonial das Missões, no Estado do Rio Grande do Sul. A área do município é de 135,5km, sendo que a área urbana é de 1,5km e a rural de 134km. Limita-se ao Norte, com o Município de Cândido Godói; ao sul com o Município de Guarani das Missões; ao Leste com o Município de Senador Salgado Filho e Santa Rosa e a Oeste com os Municípios de Campina das Missões e Cerro Largo. Encontra-se a uma distância de 530km da capital.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ubiretama.

Autor do Histórico: IVON ADOLFO SCHAEDLER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ubiretama: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ubiretama? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: