Início » Rio Grande do Sul » São Valério do Sul


São Valério do Sul - Rio Grande do Sul



São Valério do Sul faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se a uma latitude 27º47′14" sul e a uma longitude 53º56′13" oeste, estando a uma altitude de 421 metros. Fica a 468km de distância de Porto Alegre. A população avaliada em 2004 era de 2 609 habitantes. Possui uma área de 115,84km².

No dia 20 de março de 1992 através da Lei nº 9624, o então Distrito de São Valério desmembrou-se do Município de Santo Augusto e tornou-se município.

A escolha do nome é uma homenagem a um antigo morador que chamava-se Valério, mesmo nome do pequeno rio que cruza a região. Para chegar em São Valério do Sul as principias vias de acesso são RS-155 e RS-10.

História da cidade de São Valério do Sul

Segundo contam os moradores, São Valério recebeu este nome em homenagem a um imigrante chamado Valério, que chegou na localidade e se estabeleceu na nascente do Lajeado Valério. Suas terras faziam divisa com o mesmo Lajeado.

Depois de Valério, vieram muitas outras famílias imigrantes ali residir, tais como: Inocêncio Machado, Antônio Carvalho, Manuel Quirino, Eri Lucas, Maria Natália, Luiz Pizzani, Chico Linhar, Pedro Kondra, Gabriel Gardenal, Luiz Constâncio Rodrigues e Leonardo Katsmareck.

A região era de matas nativas povoadas de erva-mate, também habitado pelos índios Kain-Gang, concentrados na reserva Indígena do Inhacorá. A extração da erva-mate foi a primeira atividade econômica o que permitiu a entrada de colonizadores.

Em torno de 1921, demarcada a reserva Indígena do Inhacorá, foi também feita a demarcação dos lotes agrários da secção Coroados.

A reserva indígena sofreu redução e nova demarcação de 164 lotes rurais e da vila Coroados, foram feitas em 1963. Os índios tiveram que transferir seu toldo para as margens do Rio Bonito, próximo a uma cascata, onde hoje se localiza o Toldo Indígena do Inhacorá. Parte da área indígena foi ocupada pela Estação Fitotécnica do Estado.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Valério, por Resolução n.º 9, de 24-09-1962, subordinado ao município de Santo Augusto.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de São Valério, figura no município de Santo Augusto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Valeiro do Sul, pela Lei Estadual n.º 9.624, de 20-03-1992, desmembrado do município de Santo Augusto. Sede no atual distrito de São Valério do Sul (ex-São Valério). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

São Valério para São Valeiro do Sul, alterado pela Lei Estadual n.º 9.624, de 20-03-1992.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ELIS REGINA MANHABOSCO ALLEGRANZZI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Valério do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Valério do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: