Início » Rio Grande do Sul » São Marcos


São Marcos - Rio Grande do Sul



(Temperatura média das máximas em janeiro é de 27°C e em julho é de 18°C)[Cfb]

São Marcos é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Antes do início da colonização europeia da região, o atual território do município era tradicionalmente habitado por povos indígenas como os caingangues e os guaranis.

História da cidade de SãO MARCOS RIO GRANDE DO SUL Monografia - n.° 578 Ano: 1974

ASPECTOS HistóricoS

EM 1864, Antônio Machado de Souza, tendo concebido a idéia de abrir uma estrada que ligasse Montenegro a São Francisco de Paula, subiu a encosta do planalto, realizando uma viagem perigosa encontrando frequentes testemunhos de que os índios habitavam ainda a região.

Antônio Machado atingiu "as campinas verdes de São Francisco de Paula de Cima da Serra, lá para o rincão de São Marcos, no fundo da invernada então pertencente ao senhor Oliveira Pedroso". Assim se deu a penetração no território que, mais tarde, se chamaria São Marcos Dei Polacchi.

Em 1883, chegaram os primeiros imigrantes e, dois anos depois, organizava-se oficialmente a Comissão de Terras destinada a distribuir glebas aos recém-chegados e a orienta-los nas atividades que iriam desenvolver.

Povoado por italianos, em 1885 e a seguir por poloneses, em 1891; também existiam muitos portugueses (peões de fazenda, capatazes, ex-escravos, aventureiros e mesmo agricultores açorianos vindos de São Paulo.

Os primeiros imigrantes foram os italianos e chegaram as margens dos rios São Marcos e das Antas (localizado na Linha Riachuelo, onde fala-se o dialeto mais antigo do mundo; linha Humaitá; marechal deodoro; zambicari) por volta de 1885.

Através de Nova Trento, atual Flores da Cunha, chegaram muitos italianos, entre os quais, Bianchi Francisco, Bianchi Pietro 1.°, Bianchi Giovani, Francisco Judita, Sasso Andréa, Giradelo Luigi, Dalagni Bortolo e Chemello Giovani.

Margeando o Rio das Antas, dirigiram-se ao alto, na zona de Riachuelo, onde construíram o primeiro barracão da nova colônia, cujos escombros ainda hoje existem.

Os negros também marcaram presença na formação do povo são-marquense (concentraram-se nas localidades do Juá e o Rincão dos Quilombos, este último próximo ao Rio da Mulada).

São Marcos e o mais novo Município da região da uva e do vinho, sendo considerado sala de visitas, já que suas terras são as primeiras a serem alcançadas pelos que vêm do norte, demandando a zona dos parreirais imensos que cobrem vales e cochilhas, oferecendo um dos mais belos espetáculos da natureza.

Formação Administrativa

O DISTRITO de São Marcos foi criado com a classificação de 6.° distrito, em 30 de junho de 1921.

Suprimido em julho de 1924 foi anexado ao 2.° distrito.

Nas divisões administrativas de 1933 em diante aparece sempre como distrito de Caxias, que pela Lei n.° 720, de 29 de dezembro de 1944, passou a se chamar Caxias do Sul.

Nos Censos de 1950 e 1960 figura no Município de Caxias do Sul.

A sua emancipação se deu a 9 de outubro de 1963, pela Lei estadual n.° 4.576, constituído por um único distrito, o da sede.

Em 1994, pela Lei nº 1041, de 20 de Abril de 1994 foi criado o distrito de Pedras Brancas.

Sob o aspecto judiciário é termo da Comarca de Caxias do Sul.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Marcos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Marcos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: