Início » Rio Grande do Sul » Santo Antônio do Palma

Santo Antônio do Palma - Rio Grande do Sul

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Santo Antônio do Palma e arredores.

Santo Antônio do Palma faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

A área do Município de Santo Antônio do Palma pertencia inicialmente ao Município de Guaporé, tendo sido desmembrado em 1955, por ocasião da emancipação do Município de Casca, ficando anexado a este.

A história de nosso Município foi construída graças a garra e o desejo de progredir de determinadas pessoas que aqui vieram se instalar e com seu trabalho iniciaram a desbravação e o povoamento desta localidade. Os primeiros moradores da localidade de Santo Antônio surgiram no final do século XIX e início do século XX, não se podendo precisar o ano. Foi colonizado por imigrantes italianos e poloneses vindos de Veranópolis, Nova Prata, Antônio Prado, Muçum e Guaporé. Nesta época as terras pertenciam ao Município de Guaporé. Os primeiros moradores a se fixarem na sede e arredores de nosso Município foram: Cipriano Miranda, Antônio Biriba, Urbano Perin, Jacó Rosseto, Terêncio Giglioli, Ângelo Bussolarro, Constante Rebelatto, Antônio Borça e Bortolo Palma entre outros. As estradas eram feitas a facão, foice, pás e picaretas. Havia grande número de cargueiros e tropeiros que aqui passavam. Para atender a essas pessoas, a família Palma instalou um bar e uma casa de pouso e forragem para animais. As mercadorias trazidas de Muçum e de Guaporé, eram vendidas em Campo do Meio e Passo Fundo e vice-versa. A influência da família Palma foi tão grande que o local passou-se a chamar Vila Palma, conhecido até hoje. As primeiras famílias polonesas que se estabeleceram aqui foram: Estácio e Francisco Grochot, Wadislau Palinski, Casemiro Marcezinski entre outros.

História da cidade de Santo Antônio do Palma

A origem de seu nome vem do padroeiro Santo Antônio e Palma, nome da família fundadora do município.

Foi colonizado por imigrantes italianos e poloneses. Entre eles, Bortolo Palma.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio, pela Lei Estadual n.º 190, de 12-12-1962, subordinado ao município de Casca.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Santo Antônio, figura no município de Casca.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santo Antônio do Palma, pela Lei Estadual n.º 9.591, de 20-03-1992, desmembrado do município de Casca. Sede no atual distrito de Santo Antônio do Palma (ex-Santo Antônio). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Pela Lei Municipal n.º 130, de 23-03-1995, é criado o distrito de Santa Terezinha é anexado ao município de Santo Antônio do Palma.

Pela Lei Municipal n.º 131, de 24-03-1995, é criado o distrito de São José e anexado ao município de Santo Antônio do Palma.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 3 distritos: Santo Antônio do Palma, Santa Terezinha e São José.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Santo Antônio do Palma, Montes Carpatos, Santa Terezinha e São José.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: