Início » Rio Grande do Sul » Santo Antônio das Missões


Santo Antônio das Missões - Rio Grande do Sul



Santo Antônio das Missões faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Pertence à Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense e à Microrregião de Santo Ângelo.Tendo como limite os municipios de São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Itacurubi, São Borja e Garruchos.

O nome Santo Antônio das Missões teve origem, tendo em vista que o local onde estava situada a sede do municipio, havia sido uma sesmaria denominada Santo Antônio. Missões foi acrescentado pelo fato do municipio estar localizado na região das Missões. Foi fundada em 12 de outubro de 1965.

História da cidade de Santo Antônio das Missões, território das Missões Jesuíticas Guaranis, desmembrado da redução de São Francisco de Borja (São Borja), fundada em 1682 no 2º Ciclo Missioneiro, juntamente com as reduções de São Nicolau (refundada), São Luiz Gonzaga, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista e Santo ongelo Custódio, formando os Sete Povos.

Auguste de Saint Hilaire, biólogo Francês, em viagem ao RS em 1821, passando pelo território que hoje pertence ao Município de Santo Antônio das Missões, relatou a ESToNCIA DE ITAROQUéM:

Terreno um pouco desigual, mas sempre dotado de pastagens e bosques... Consideráveis são suas construções; a capela, principalmente é muito grande. Há aqui índios e brancos, dos que atravessaram ultimamente o Uruguai. à noite, põem-se a dançar com índias, enquanto um deles toca o violão e canta, segundo o costume....

O município guarda em seu território toda uma magia histórica, desde os primitivos guaranis, o domínio jesuítica, espanhol, português, o gaúcho, invasões estrangeiras, revoluções, a República Riograndense...

Portanto nossa terra foi testemunha e cenário de infindos acontecimentos históricos. Ainda hoje, além de vestígios históricos, a cultura do gaúcho, os costumes, as estâncias, criações de gado, fazem parte de nosso cotidiano.

O município formava o 4º Distrito de São Borja, (também conhecido como Vila Treze de Janeiro), e teve sua emancipação político e administrativa na data de 12 de outubro de 1965.

O nome Santo Antônio teve origem pelo fato de que o local onde está situada a sede do município havia sido uma sesmaria denominada Santo Antônio pertencente aos jesuítas. Missões foi acrescentado devido ao município estar localizado na região Missioneira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Antônio das Missões

Autor do Histórico: JOãO PEDRO PERUFO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santo Antônio das Missões: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santo Antônio das Missões? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: