Início » Rio Grande do Sul » Ilópolis


Ilópolis - Rio Grande do Sul



Ilópolis faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Seu nome deriva de Ilex paraguariensis (nome científico da erva-mate), e de polis (cidade, em língua grega), ou seja, Cidade da erva-mate.

No início do século XX surgiu a colônia de Itapuca, fundada pelo governo do estado. Em 1905 iniciou-se a colonização do atual município de Ilópolis, com a chegada de imigrantes.

Em 1915 foi criado o município de Encantado, e suas terras estavam incluídas nos Distritos de Itapuca e Anta Gorda. Em 1928 foi construída a estrada que ligou Encantado a Soledade. O fato foi tão marcante que, em 1931, o povoado de Ilópolis já tinha superado o de Itapuca, que não se localizava à beira da estrada. Sete anos depois, pelo Ato Municipal número 3 de 10 de janeiro de 1938, Ilópolis passou a sede de distrito, ficando Itapuca apenas como povoado.

História da cidade de Ilópolis

Em 1905 iniciou-se a colonização do atual município de Ilópolis, com a chegada de imigrantes. Os primeiros registros que se tem conhecimento, até o momento, datam de 1860. Em 1911, começavam a chegar os primeiros colonizadores italianos, filhos e netos de imigrantes italianos vindos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Veranópolis.

O nome foi escolhido pelo Dr. Alfredo Mutzel, engenheiro chefe da então Comissão de Terras e Colonização. Significa: Ilo - do latim - erva e polis - do grego - cidade, "Cidade da Erva-Mate", em virtude da grande abundância da espécie florestal no seu território.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Itapuca, pelos Atos Municipais de 10-05-1910 e n.º 1, de 01-05-1915, subordinado ao município de Encantado.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Itapuca, figura no município de Encantado.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII0137.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Ilópolis (ex-Itapuca), figura no município de Encantado.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ilópolis, pela Lei Estadual n.º 4.687, de 26-08-1963, com área do extinto distrito de Itapuca, desmembrado do município de Encantado. Sede no antigo distrito de Ilópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

Itapuca para Ilópolis, alterado pelo Decreto Estadual n.º 7.199, 31-03-1938.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ilópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ilópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: