Início » Rio Grande do Sul » Fontoura Xavier


Fontoura Xavier - Rio Grande do Sul



Fontoura Xavier, faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Fontoura Xavier emancipou-se de Soledade no dia 9 de julho de 1969.

Encontra-se a uma latitude 28º58′58" sul e a uma longitude 52º20′45" oeste, estando a uma altitude de 773 metros. A população avaliada em 2005 era de 12.289 habitantes.

História da cidade de Fontoura Xavier Rio Grande do Sul - RS

Fontoura Xavier é um dos 467 município do estado do Rio Grande do Sul.

Confronta ao Norte com os municípios de : Soledade e Arvorezinha. Ao Sul com os municípios de : Progresso e Pouso Novo a Oeste com o município de : Barros Cassal e a leste com os municípios de: Paringa e São José do Herval.

Ao norte e oeste do município encontramos a região da Campanha onde predomina a paisagem e vegetação, apresentando também algumas áreas de cultivo de soja e trigo. Ao sul e leste há a região das matas, onde encontramos os pinheiros e matas com erva-mate.

Descendo para as divisas com outros municípios encontramos ao norte o Arroio Tatim e o Rio Fão.

A leste e ao sul o Rio Pedras Brancas e Forqueta, todos desembocando suas águas na bacia do Rio Taquari.

Sua superfície é de 528 km quadrados de terras acidentadas mas muito propícias para criação de gado, agricultura e reflorestamento.

Terra na qual o arado do agricultor e o laço do tropeiro cede seu território para a passagem da Estrada da Produção (BR ?386), ajudando a construir o progresso do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Os índios foram os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul.

Pelas afinidades linguísticas e culturais dos índios aqui encontradas acredita-se queeram de três origens: TUPI, Gê E CHARUVA.

Acredita-se também que na Serra do Botucaraí habitavam os índios da tribo Gês ou Tupis.

Os jesuítas, introduziram novos hábitos de vida nas tribos indígenas, que como atividade principal passaram a se dedicar a comperear e a pastorear gado nas vacarias e nas concentrações jesuíticas.

Os índios que habitavam o nosso Planalto, eram de índole social, no que se refere ao convívio com os jesuítas, não oferecendo entraves a um bom relacionamento também com os Portugueses.

Enquanto, aqui, esse convívio se expandia, em São Paulo as fazendas cafeeiras se desenvolviam rapidamente, precisando de mão-de-obra, isso fez com que os Bandeirantes Paulistas chegassem até aqui, atacassem nossas Reduções Jesuíticas, e mesmo com a hostilidade do confronto entre eles e os índios, prendessem grandes levas de índios, encaminhando-os para as fazendas de São Paulo.

Gentílico: fontourense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Getúlio Vargas, por ato municipal nº 101, de 06-07-1922, subordinado ao município de Soledade.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Getúlio Vargas, figura no município de Soledade.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937.

Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o distrito de Getúlio Vargas passou a denominar-se Fontoura Xavier.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Fontoura Xavier permanece no município de Soledade.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Fontoura Xavier, pela lei estadual nº 4974, de 09-07-1965, desmembrado de Soledade. Constituído de 2 distritos: Fontoura Xavier e São José do Erval. Ambos desmembrados do município de Soleade. Instalado em 14-05-1966.

Pela lei municipal nº 126, de 16-09-1977, é criado o distrito de Gramado São Pedro e anexado ao município de Fontoura Xavier.

Pela lei municipal nº 140-A, de 22-05-1978, é criado o distrito de Campo Novo exlocalidade e anexado ao município de Fontoura Xavier.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Fontoura Xavier, Campo Novo, Gramado São Pedro e São José do Erval.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Pela lei estadual nº 8595, de 09-05-1988, alterada em seus limites, pela lei estadual nº 9000, de 11-01-1990, desmembra do município de Fontoura Xavier o distrito de São José do Erval. Elevado à categoria de município.

Pela lei municipal nº 309, de 07-12-1988, é criado o distrito de Linha Silveira e anexado ao município de Fontoura Xavier.

Pela lei municipal nº 485, de 06-07-1993, é criado o distrito de Três Pinheiros e anexado ao município de Fontoura Xavier.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 5 distritos: Fontoura Xavier, Campo Novo, Gramado São Pedro, Linha Silveira e Três Pinheiros.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Getúlio Vargas para Fontoura Xavier alterado, pelo decreto estadual nº 7199, de 31-031938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Fontoura Xavier: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Fontoura Xavier? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: