Início » Rio Grande do Sul » Doutor Ricardo


Doutor Ricardo - Rio Grande do Sul



Doutor Ricardo faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 29º05′09" sul e a uma longitude 51º59′30" oeste, estando a uma altitude de 499 metros.

Possui uma área de 108,434km² e sua população de acordo com o Censo 2010 é de 2.030 habitantes.

História da cidade de O nome "Doutor Ricardo" originou-se da homenagem que o Governo Municipal de Encantado e a comunidade local, conforme a Lei nº 1-59 l, de 22 de outubro de 1959, prestaram ao Dr. Ernesto Ricardo Heinzelmann, médico competente, honrado e reconhecido pelo Governo Brasileiro por volta de 1882.

Doutor Ricardo desmembrou-se dos municípios de Encantado e Anta Gorda, por meio da Lei Estadual nº 10.639, de 28/12/95, tendo sido instalado oficialmente no dia 1º de janeiro de 1997.

Os primeiros imigrantes italianos chegaram por volta de 1910. Vinham do interior de Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis e Caxias do Sul. A vida era difícil, para chegarem até aqui abriam piques, pois a área era coberta por mato, iam abrindo clareiras para se estabelecer e para plantar. A casa era levantada sobre altos cepos (colone), por medo dos animais selvagens. Mais adiante, com casas altas, formou-se o famoso porão que servia de adega para o salame, o queijo, o vinho,etc.

Alguns produtos eram indispensáveis à vida dos primeiros imigrantes: o vinho, o pão, o queijo, a polenta, o chimarrão, o salame. As refeições dos colonos italianos se constituíam em três fundamentais: colazzione (café da manhã), disnar (almoço), e cena (janta). Os costumes das famílias italianas e que, de certo modo, perduram até nossos dias, são: as práticas religiosas, as festas, as visitas, os casamentos, as primeiras comunhões, as crismas, o batismo, o lazer, a mora.

Os valores que os colonos, primeiros imigrantes, trouxeram e evidenciam até hoje, são o amor à família, ao trabalho, à religião, às comunidades, a honestidade, a solidariedade e o associativismo.

CARACTERíSTICAS

Gentílico: Ricardense

Área: 108 Km

População: 2.053 habitantes

Distância da Capital: 169 km

O município está localizado na região alta do Vale do Taquari. Criado em 28 de dezembro de 1995 pela Lei Estadual n.º 10.639 e instalado em 1.º de janeiro de 1997, o município tornou-se independente, desmembrando-se de Encantado e Anta Gorda.

- Aspectos Físicos

A topografia é muita acidentada. O município está localizado entre dois grandes vales: do Rio Guaporé, a Leste, e do Arroio Putinga, a Oeste.

- Economia

A maioria da população vive na zona rural e pratica atividades primárias onde são cultivados produtos de subsistência, como: feijão, batata, aipim, amendoim, pipoca, milho, erva-mate entre outros. Também dedicam-se a pecuária com a criação de aves, suínos e gado leiteiro.

- Cultura

Sua população é constituída basicamente de imigrantes italianos descendentes dos que ocuparam o local em 1910, oriundos do norte da Itália, região do Vêneto.

Pode-se dizer que a colonização italiana deixou em Doutor Ricardo marcas inconfundíveis, como: o estilo arquitetônico, hoje modificado; o comportamento das pessoas; lembranças do país de origem dos primeiros colonizadores; as formas de convívio humano: aquelas baseadas na solidariedade; a preservação da cultura do interior; os encantos e aguras do passado; o grande apreço à família, ao trabalho e à espontaneidade.

Quando chegaram os primeiros imigrantes italianos, por volta de 1910, trouxeram um espírito de religiosidade muito forte e a vontade de construir uma nova vida. Em cada núcleo de colonização foi edificado um templo, a princípio, de madeira serrada à mão e, alguns anos mais tarde, passaram a ser edificados em outros estilos. As marcas religiosas do povo Ricardense hoje continuam sendo as igrejas onde o povo reúne-se para professar a fé.

As manifestações culturais, como: dança, canto e música típica, sempre estiveram presentes na evolução da comunidade Ricardense, além de fazer parte da vida dos antepassados, em que se cultivavam os valores morais, religiosos, cívicos e estéticos, legado cultural deixado pelos imigrantes.

O município divulga e incentiva o turismo ecológico e religioso. A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes tem localização privilegiada em meio à mata nativa, com uma maravilhosa cascata com aproximadamente 40 metros de queda d′água, com trilhas de fácil acesso. Nesse local é explorado o ecoturismo, que oferece área de lazer, com piscinas naturais, churrasqueiras e espaço para camping.

Atualmente o município vem dando uma atenção especial à área da educação, pensando no desenvolvimento integral das crianças e jovens. Possui duas escolas estaduais de ensino fundamental incompleto, uma escola estadual de ensino fundamental completo e uma escola municipal de ensino fundamental completo. Além disso, auxilia estudantes de ensino médio e superior, já que no Município não possuímos este tipo de escola.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Doutor Ricardo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Doutor Ricardo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: