Início » Rio Grande do Norte » Pilões


Pilões - Rio Grande do Norte



Pilões é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a uma distância de 390 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 82,691km², sendo que 0,3682km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 3488 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 143º mais populoso do estado e décimo terceiro de sua microrregião.

A sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Com uma taxa de urbanização de 73,36% (2010), o município contava, em 2009, com quatorze estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,643, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Emancipado de Alexandria em 1963, o município possui como principal atração turística o Açude Público de Pilões, considerado patrimônio municipal, além da Cachoeira de Pilões, que se localiza próximo à zona urbana, com pedras em forma de um pilão. Pilões também organiza diversos eventos todos anos, como a festa da padroeira e a festa de emancipação política do município.

História da cidade de Pilões Rio Grande do Norte - RN

Nos idos de 1745, o Capitão João Leitão Arnoso, proprietário da Fazenda dos Pilões, encravada numa grande faixa de terra explorada e ocupada com currais onde se criava gado, fundou uma povoação às margens do Rio Apodi. A fazenda progrediu e em 1755, João Leitão era conhecido como um grande senhor fazendeiro e criador de gado nas terras da ribeira do Apodi. Com o crescimento do gado houve a necessidade do Capitão adquirir mais terras para melhor acomodar seus rebanhos, e adquiriu uma área entre sua propriedade e a Fazenda Serra Branca.

A Fazenda Pilões continuou seu desenvolvimento, chegaram muitos trabalhadores com suas famílias fazendo que o povoado fosse crescendo e ganhasse sua capela, as casas de comércio iam surgindo e acontecia a feira livre local, e foi assim que a fazenda do Capitão Leitão gerou uma nova comunidade.

Ao passar do tempo o povoado recebeu o nome da fazenda que o originou e manteve-se por muitos anos com o nome Pilões. Em 20 de agosto de 1963, por força da Lei nº 2.905, Pilões desmembrou-se de Alexandria e tornou-se um novo município potiguar.

Gentílico: pilonense

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Pilões pela lei estadual nº 2771, de 10-05-1962, Subordinado ao município de Alexandria.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pilões, pela lei estadual nº 2905, de 20-08-1963, desmembrado do município de Alexandria. Sede no atual distrito de Pilões expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-09-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pilões: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pilões? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: