Tudo sobre Natal Estado do Rio Grande do Norte

Informações Gerais sobre a cidade de Natal

Coordenadas geográficas

O município de Natal fica localizado na latitude -5.79357 e longitude -35.1986 e faz parte do estado do Rio Grande do Norte.

Tamanho do Território de Natal

Com um total de 167,264 km², Natal de extensão territorial.

População de Natal

De acordo com dados do IBGE, Natal possui aproximadamente - habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Natal são chamados de natalense.

Administração municipal

Prefeito atual:ÁLVARO COSTA DIAS.

História de Natal, Rio Grande do Norte

Ouvir com robot

Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar e à Microrregião de Natal. Com uma área de 170,298km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial (maior apenas que Vitória), distando 2507 quilômetros de Brasília, a capital nacional.

Fundada em 1599, às margens do rio Potenji, a cidade é mundialmente conhecida e conta com importantes monumentos, parques e museus e pontos turísticos, como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, no Centro Histórico, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o Museu Câmara Cascudo, o Parque da Cidade, o Museu de Cultura Popular, o Parque das Dunas, a Catedral Metropolitana e praias como Ponta Negra e dos Artistas, e eventos de grande repercussão, como a Feira Internacional de Artesanato (FIART), o Carnatal, as festas juninas, as comemorações natalinas e a Festa do Boi. É também conhecida como a "Capital Espacial do Brasil", devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, atualmente localizada no município limítrofe de Parnamirim.

Historicamente, a cidade teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942 durante a Operação Tocha, já que os aviões da base aliada americana se abasteciam com combustível no lugar que hoje é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, sendo classificada como "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo". Abriga três das sete maravilhas do Rio Grande do Norte: a Fortaleza dos Reis Magos, o Frasqueirão, o Morro do Careca. A capital potiguar será também uma das doze sedes da Copa do Mundo de 2014.

História da cidade de Natal

Rio Grande do Norte -RN

A história da Capitania do Rio Grande do Norte, teve início em 1535 com a chegada de uma frota comandada por Aires da Cunha, enviada pelo donatário João de Barros e o Rei de Portugal, para colonizar as terras da região. Face a resistência encontrada por parte dos índios potiguares e piratas franceses, traficantes de pau-brasil, tal missão não pode ser alcançada.

No dia 25 de dezembro de 1597, sessenta e dois anos após a frustada tentativa de Aires da Cunha, uma esquadra comandada pelo Almirante Antônio da Costa Valente e integrada por Francisco de Barros Rego, Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque, entrava na barra do Rio Potengi, e com essa entrada histórica teve início a povoação em toda área.

A primeira providência da expedição foi tomar precauções contra o ataque invasor, e, doze dias depois da chegada, no dia 6 de janeiro de 1598, começaram a construção de um forte sobre os arrecifes localizados nas redondezas da chamada Boca da Barra, que foi chamado de "Reis Magos", por sua construção ter sido iniciada no dia consagrado aos Santos Reis.

O forte foi concluído no dia 24 de junho do mesmo ano e nas circunvizinhanças, logo, se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de Cidade dos Reis, numa clara referência à edificação que lhe deu origem.

Tempos depois o povoado mudou de nome, passando a se chamar Cidade do Natal. Para alguns escritores o nome Natal é explicado em duas versões: a primeira refere-se ao dia em que a esquadra penetrou na barra do Potengi e a segunda tem ligação direta com a data da demarcação do sítio primitivo da cidade, realizada por Jerônimo de Albuquerque, no dia 25 de dezembro de 1599.

Com a presença holandesa na região, a vida da cidade que começava a evoluir foi inteiramente mudada, e, no período de 1633 a 1654, ainda sob o domínio holandes, o Forte dos Reis passou a se chamar de Forte de Keulen e a Cidade do Natal, Nova Amsterdã. Com a saída dos holandeses, a vida da cidade voltou à normalidade, mas seu crescimento foi acentuadamente lento e gradual, nos primeiros séculos de sua existência. Segundo o historiador Câmara Cascudo, no livro História da Cidade do Natal, em 31 de dezembro de 1805, Natal tinha 6.393 habitantes, e no último ano do século XIX, a cidade já tinha uma população de 16.056 pessoas.

Somente a partir de 1922, a cidade começou a se desenvolver em ritmo mais acelerado. As primeiras atividades urbanas tiveram início no bairro da Ribeira, localizado na parte baixa da cidade, próximo a foz do Rio Potengi, expandindo-se em direção ao centro, atual bairro da Cidade Alta. Na década de 1940, a deficiente estrutura física da cidade, provocou o adensamento das áreas urbanizadas, sobrecarregando-as de novos logradouros, notadamente no bairro do Alecrim.

Pela sua privilegiada posição geográfica, localizada no litoral nordestino na chamada esquina do Continente ou esquina do Atlântico, Natal, com o advento da Segunda Guerra Mundial, cresceu e evoluiu com a presença de contingentes militares brasileiros e aliados, consumando seu progresso com a construção das bases aérea e naval, local de onde as tropas partiam para o patrulhamento e para a batalha, na defesa do Atlântico Sul e na realização das campanhas militares no norte da áfrica; fatos esses que lhe valeram o cognome de Trampolim da Vitória.

Gentílico: natalense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Natal, pela lei municipal nº 92, de 30-04-1904.

Elevado à categoria de vila com a denominação Natal. Sede no atual distrito de Natal. Instalado em 25-12-1599.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Natal, Cidade Alta e Cidade Nova.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído do distrito sede. Não figurando os distritos de Cidade Alta e Cidade Nova.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948, é criado o distrito de Parnamirim e anexado ao município de Natal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Natal e Parnamirim.

Pela lei estadual nº 53, de 21-12-1953, é criado o distrito de Redinha ex-povoado e anexado ao município de Natal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Natal, Parnamirim e Redinha.

Pela lei estadual nº 2325, de 17-12-1958, desmembra do município de Natal o distrito de Parnamirim. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Natal e Redinha.

Pela lei estadual nº 2987, de 03-12-1963, é criado o distrito de Igapó e anexado ao município de Natal.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Natal, Igapó e Redinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município aparece constituído do distrito sede. Não figurando os distritos de Igarapó e Redinha, pois os mesmos foram anexados ao distrito sede de Natal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD de Natal, Rio Grande do Norte

84

Como fazer uma ligação para Natal:

0 + Operadora + 84 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 84 + telefone
  • Vivo: 015 + 84 + telefone
  • Aerotech: 017 + 84 + telefone
  • Claro: 021 + 84 + telefone
  • GVT: 025 + 84 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 84 + telefone
  • TIM: 041 + 84 + telefone
  • Sercontel: 043 + 84 + telefone

CEP de Natal

O Código Postal (CEP) geral de Natal, Rio Grande do Norte, é 59025090.

Prefeitura Municipal de Natal
Endereço: Rua Ulisses Caldas, 81, Cidade Alta, Natal - RN, CEP: 59025090
Telefone / Fax:(84) 3232-8845 (84) 3232-8850
Prefeito: ÁLVARO COSTA DIAS

Hospitais em Natal - RN

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde natalense.

Cartórios na cidade de Natal

Acesse a lista de Cartórios em Natal. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Natal Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Natal - RN e localizar ruas e endereços do município potiguar.

Notícias sobre Natal

Confira as últimas notícias de hoje em Natal.

Previsão do tempo na região natalense

Veja a previsão do tempo em Natal: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Natal

Confira as cidades vizinhas de Natal - RN em uma distância de até 50 km.

Parnamirim - 15.3 km
Extremoz - 15.5 km
Macaíba - 18.5 km
Ceará-Mirim - 30.0 km
Maxaranguape - 31.0 km
Nísia Floresta - 33.3 km
Monte Alegre - 33.8 km
Vera Cruz - 37.6 km
Ielmo Marinho - 39.0 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Natal através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.3 de 5 estrelas para o Município natalense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 28/03/2024 - Natal - Rio Grande do Norte.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Diagramador

Dia do Diagramador

28 de março é o Dia do Diagramador. Praticamente todo material impresso tem um dedo desse profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Revisor

Dia do Revisor

28 de março é o Dia do Revisor. O dia 28 de março é dedicado ao Revisor, profissional que gara...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque andamos por fé, e não por vista.
(2 Coríntios 5:7)
Bíblia Online

 

Estados