Início » Rio Grande do Norte » Major Sales


Major Sales - Rio Grande do Norte



Major Sales é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Encontra-se na região do Alto Oeste, na mesorregião do Oeste Potiguar e microrregião da Serra de São Miguel, a uma distância de 427 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Sua área é de 31,971 km², dos quais 0,3682 km² são de áreas urbanas. A população do município recenseada no ano de 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 3536 habitantes, o que classifica Major Sales como o 142° mais populoso do Rio Grande do Norte (em 167 municípios) e o penúltimo de sua microrregião (ganhando apenas para Água Nova).

A sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município predomina a floresta caducifólia. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,630, considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Major Sales foi emancipada de Luís Gomes na década de 1990. A versão de sua etimologia é que o nome seja referência a um antigo benfeitor do território do município, Francisco Evaristo de Queiroz Sales, natural de Luís Gomes. Antes de ter sua denominação atual, o território era denominado "Sítio Cavas", pertencente ao município de Luís Gomes, sendo depois alterada para Major Sales ao ser elevada à categoria de vila. A partir daí, a vila começou a crescer tanto na questão econômica quanto na questão demográfica. Finalmente, em 1992, a vila é desmembrada e Major Sales torna-se município do Rio Grande do Norte.

História da cidade de Major Sales Rio Grande do Norte - RN

O território conhecido como Sítio Cavas, localizado em terras pertencentes ao município de Luiz Gomes, acolheu seus primeiros habitantes na década de 1950. As famílias de João André de Morais e de Aprígio Matias foram os primeiros a se fixarem na área, construindo moradias e estabelecendo pontos de comércio que se tornaram famosos nas vizinhanças. Dessa maneira, o núcleo populacional começou a crescer com a chegada de novos agricultores atraídos pela fertilidade da terra.

Devido ao seu rápido desenvolvimento, o Sítio Cavas foi elevado à categoria de vila no município de Luiz Gomes no ano de 1963, recebendo o nome de Major Sales, numa referência a um benfeitor do território.

Com a efetiva participação de dona Francisca Dantas de Morais, a comunidade de Major Sales recebeu, no ano de 1967, a capela de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

A comunidade continuou em franca prosperidade, sempre crescendo e ganhando novas instituições, prédios públicos, posto telefônico, escolas, delegacias de polícia e agências de correios. Diante do desenvolvimento alcançado, começou a luta popular por sua autonomia política, com a participação de importantes lideranças da região.

No dia 26 de junho de 1992, através da Lei número 6.298, o povoado de Major Sales desmembrou-se de Luiz Gomes, tornando-se município.

Gentílico: major-salense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Major Sales, pela lei estadual nº 2836, de 20-111963, subordinado ao município de Luís Gomes.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Major Sales, figura no município de Luís Gomes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado á categoria de município com a denominação de Major Sales, pela lei estadual nº 6298, de 26-06-1992, desmembrado de Luís Gomes. Sede no antigo distrito de Major Sales. Constituído do distrito sede. Instalado em, 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Major Sales: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Major Sales? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: